Espaço ecumênico do Hospital Metropolitano ganha quadro de Flávio Tavares na inauguração

em Humanização

Um espaço de oração e reflexão foi inaugurado no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, na tarde desta quarta-feira (17), em Santa Rita. A capela ecumênica destinada a todos os pacientes, acompanhantes e colaboradores, recebeu a doação da obra: Jesus Cristo, produzida com exclusividade pelo artista plástico paraibano, Flávio Tavares.

Segundo o pintor, a produção da tela foi bastante desafiadora e necessitou de tempos de estudo. “Esse quadro foi um pedido do meu filho, Marcelo Tavares, que trabalha na instituição como médico ecocardiografista. Fiz com maior apreço e me dediquei cerca de um mês à construção dele, porque a pintura religiosa é muito cênica, o rosto tem que ser maior, para que de longe as pessoas possam ter uma boa leitura das expressões. Mas, o maior desafio foi a posição das mãos, que passei cerca de quinze dias estudando e pintando. Estou muito feliz com o resultado e me sinto honrado por poder reproduzir uma imagem tão significativa para os cristão”, expressou, Flávio Tavares.

De acordo com o diretor assistencial, Gilberto Teodozio, a capela foi criada a partir da necessidade de se construir um espaço para orações no próprio hospital e a arte de Flávio Tavares, trouxe vida ao ambiente. “A gente sabe a importância da espiritualidade na vida das pessoas que se encontram enfermas, sabe o quanto isso faz diferença no tratamento, além disto, ajuda a amenizar as dores e sofrimento. Esse espaço foi projetado para ser também um ambiente de alívio e agradecimento, e a doação da obra do nosso artista paraibano torna tudo isso realidade. Estamos agradecidos”, pontuou o gestor.

Na cerimônia de inauguração da capela ocorreu a benção ecumênica de representantes das igrejas católica e evangélica. Para as autoridades religiosas, é muito importante ter um lugar reservado à orações. “Agora as pessoas que frequentam esse ambiente terão um espaço tranquilo para rezar, buscar a paz interior e aliviar as dores através da fé”, disse o padre Jean, pároco de Santa Rita.

“Também esse é um lugar de agradecimento em momentos de alegria, onde renascem muitas vidas. Um espaço ecumênico necessário para o conforto espiritual”, acrescentou o pastor Wellington Clementino, líder da Igreja Evangélica Missionária Ide Pregai as Nações.

O diretor de Ensino, Pesquisa e Inovação, Mário Toscano, ressaltou que o espaço foi construído por várias mãos. “Nossa capela atende ao anseio dos usuários e colaboradores. Todos os elementos que compõem a sala são frutos do trabalho da equipe Operacional, desde a produção do púlpito à cruz, além de outros funcionários, que se doaram para que esse sonho saísse do papel”, discorreu.

Estiveram presentes na ocasião, gestores e colaboradores, assim como pacientes e acompanhantes, entre os quais, Luiz Francisco, 67 anos, da internação cardio, que agradeceu pelo momento proporcionado. “Estou há 28 dias aqui no hospital, porque sofri um infarto e venho sendo acompanhado pela equipe. Quando fui avisado que esse momento aconteceria fiz questão de vir, não que seja fácil para mim andar, mas porque é muito importante a gente ser fortalecido também na fé. Deus abençoe a todos e cure a todos também. Tenho fé de que em breve sairei. Cada dia me sinto um pouco melhor”, expressou o aposentado.

Satisfeito com o resultado do projeto, o diretor geral, Antônio Pedrosa, enfatizou que o espaço está à disposição de todos. “Agora esse local fica aberto permanentemente aos nossos profissionais, pacientes e familiares, para expressão da sua fé. Nosso desejo é que ele seja bem utilizado por todos aqueles que o frequentarem, e que assim possam encontrar o conforto”, concluiu.