Visitas presenciais no Hospital Metropolitano aproximam familiares e pacientes internos

 em Humanização

As visitas presenciais do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, retomadas de forma gradativa em agosto de 2021, passaram a ser diárias na última segunda-feira (17), para os pacientes dos setores de Urgência, Decisão Clínica e UTIs, em que não há acompanhantes. A medida visa contribuir para o tratamento, entendo que o apoio familiar é fundamental no período de internação.

A paciente Silvia Santos, 41 anos, recebeu na UTI Neurológica no último domingo (16), a visita da mãe, Maria José Santos, e não aguardava vê-la na segunda-feira, o que a surpreendeu e emocionou. “Minha cirurgia foi no sábado, me sinto debilitada, e o carinho da minha mãe me renova. Eu estava esperando o médico fazer a videochamada com ela, e depois vê-la no tablet, mas tocar sua mão e ver que ela estava aqui do meu lado, ainda que por alguns minutos, aqueceu o meu coração”, disse.

Para Maria José, mãe da paciente, receber o comunicado sobre a ampliação das visitas foi motivo de comemoração. “Eu estava saindo no último domingo, quando recebi o papel com as orientações, fiquei muito feliz de poder vir na segunda-feira novamente. Eu não vejo a hora da minha filha ir para a internação, e eu estar com ela todos os dias, e mais ainda, sair daqui com ela curada, porque o que a equipe tem feito por nós, só Deus para pagar” expressou a aposentada.

Para que ocorram as visitas de forma segura aos pacientes, a direção da unidade, junto às gerências médicas e multidisciplinar mantiveram as medidas sanitárias já adotadas, reforçando a obrigatoriedade do cartão de vacinação dos visitantes. “Assim como ocorreu no ano passado, foi através de estudos e avaliações do cenário atual que tomamos essa decisão. Os visitantes precisam se adequar às regras, considerando que contribuirá para a saúde e recuperação do paciente. Não é permitida a entrada de pessoas com sintomas gripais, e antes de ter acesso aos leitos, fornecemos a todos os EPIs (Equipamento de Proteção Individuais) necessários, como toca, máscara e capotes descartáveis”, pontuou o diretor, Gilberto Teodozio.

De acordo com a coordenadora do Serviço Social, Carmen Lúcia Meireles, nos últimos quatros meses do ano anterior, mais de 4.600 mil visitas presenciais foram realizadas. “Através do relatório emitido pelo setor de T.I. da nossa instituição, quantificamos o que vemos de forma qualitativa. Cada sorriso, às vezes lágrimas, a troca de olhares, é o que nos estimula ao desejo de proporcionar momentos como esses. Considerando o período pandêmico que ainda vivemos, é permitida a entrada de apenas um visitante por paciente, e tornar as visitas diárias contribui também para que os familiares se organizem entre si, e visitem o seu parente, podendo neste momento tirar todas as dúvidas sobre o quadro clínico atual do interno com o médico plantonista”, explicou.

Foi justamente em acordo com os irmãos, que Hosana Leite, filha do paciente Antônio Leite, internado na UTI Endovascular, afirmou ter organizado entre a família os dias de visita ao pai. “Agora ficou melhor para nós, combinamos entre os filhos os dias de visitá-lo e conversar com o médico. Temos fé de que logo ele sairá”, narrou.

VISITAS HOSPITAL METROPOLITANO – TODOS OS DIAS
Urgências Neurológica, Cardiológica e Decisão Clínica
Das 14h30m às 15h

UTIS
Caronária, Neurológica e Endovascular
15h30m às 16h

RECOMENDAÇÕES: Chegar com 30 minutos de antecedência; Estar vestido adequadamente com calça comprida e sapato fechado; Não utilizar celular e aparelhos eletrônicos; Retirar brincos, relógios, pulseiras e alianças; Fazer uso de máscara e álcool gel ou 70%; Apresentação do cartão de vacinação.

Postagens Recomendadas