Semana da Saúde Bucal: Hospital Metropolitano promove ações educativas para usuários, pacientes e acompanhantes

em Geral

Pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade pertencente à rede estadual de saúde e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), participaram, esta semana, de uma programação repleta de ações educativas alusivas ao dia da saúde bucal e do cirurgião-dentista, celebrado anualmente no Brasil, em 25 de outubro.

A abertura das atividades ocorreu com os pequenos pacientes da enfermaria pediátrica, na terça-feira (24). Por meio da contação de histórias, realizada pela ação voluntária de monitores da Associação Casa dos Sonhos, as crianças puderam aprender sobre a importância de cuidar bem dos dentes e manter uma boa saúde bucal. Na ocasião, os participantes receberam kits contendo um creme dental e uma escova, para a prática do que foi aprendido.

O título da história é ‘E o Dente Ainda Doía’, escrita por Ana Terra. A narrativa gira em torno de um jacaré que enfrenta uma dor de dente, e todos os animais ao seu redor se unem em uma tentativa coletiva para encontrar uma solução. Além da importância de cuidar bem dos dentes para evitar a dor, a história também pode transmitir a mensagem de que é essencial manter uma boa higiene bucal. Isso pode incluir escovar os dentes regularmente, usar fio dental e visitar o dentista para limpezas mais profundas”, explicou a voluntária Cintia Silvino.

Já, os adultos que aguardavam atendimento ambulatorial na instituição para consultas cardiológicas, neurológicas ou realização de exames de imagem, receberam orientações por meio da equipe de odontólogos, assim como, puderam esclarecer dúvidas e receber material explicativo desenvolvido pelo setor de Comunicação da Fundação PB Saúde.

Uma das beneficiadas pela atividade, foi Liliane da Silva, 60 anos, do município de Quixaba, sertão do estado, ela agradeceu as explicações e ficou surpresa pelos profissionais repassarem sobre a higienização correta em prótese dentária, como era o caso da aposentada. “Fiquei feliz em saber que o que venho fazendo é o correto. Sempre deixo a minha prótese em um copo com água quando vou dormir, e escovo a língua, parece algo bobo, mas a doutora explicou sobre as infecções e o mal que se não fizermos isso pode acontecer com nossa saúde, ainda mais pra gente que somos cardiopatas”, narrou.

De acordo com a responsável técnica do setor de odontologia, Andreia Medeiros, o cuidado com a saúde bucal é necessário para prevenir complicações que podem afetar a saúde geral do corpo. “Todas as atividades que planejamos foram muito ricas, porque permitiram essa aproximação com os pacientes, além da discussão e do estímulo, tanto na pediatria, como no ambulatório, sobre a forma correta de cuidar da saúde da boca para manter a cavidade bucal saudável e também, dessa forma, manter uma boa a saúde geral, porque uma coisa está diretamente relacionada à outra”, afirmou a gestora.

Dicas para uma boa higiene bucal:
1. Incline a escova contra a gengiva e a movimente;
2. Escove as partes internas, externas e de mastigação com movimentos circulares e de vai e vem;
3. Escove a língua com movimentos de varredura;
4. Utilize fio dental
5. Finalize com enxaguante bucal.

Celebração Dia do Cirurgiões-Dentistas – Os profissionais da equipe multidisciplinar da unidade hospitalar, participaram na tarde da última quarta-feira (25), de uma capacitação que abordou os temas “Manifestações bucais em pacientes com comprometimentos sistêmicos”, e, “Controle de sangramento em cirurgias odontológicas”, oportunizando o aperfeiçoamento de técnicas e melhorias nas práticas assistenciais aos pacientes. A primeira aula foi ministrada, às 14h, pelo professor da graduação e da pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paulo Bonan. Em seguida, teve início a capacitação sobre controle de sangramento em cirurgias odontológicas, que foi ministrada pelo professor assistente do Hospital do Nicholson Center em Orlando, Evaldo Honfi Júnior.

Postagens Recentes