Hospital Metropolitano inicia campanha Janeiro Branco com sessões de yoga, aromaterapia e auriculoterapia

 em Campanhas

Pensando na qualidade de vida e na saúde mental dos colaboradores e pacientes, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, por meio do setor de Psicologia juntamente com a Comissão de Humanização Hospitalar e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), elaborou uma programação com várias atividades voltadas à campanha Janeiro Branco, que em 2024 tem como tema: “Saúde Mental enquanto é tempo! O que fazer agora?”.

A campanha já faz parte do calendário do Hospital há cinco anos e, além das atividades habituais, como a instalação, na recepção principal da Unidade, de um grande laço branco formado por balões, simbolizando a Campanha; bem como da Caravana Janeiro Branco, atividade realizada nos corredores do hospital com acompanhamento musical de Raifi Souza; este ano contou também com sessões de meditação guiada e auriculoterapia para os colaboradores. 

Durante o momento das terapias integrativas com sessão de auriculoterapia e aromaterapia com massagem de mãos, realizado na terça-feira (16), os participantes puderam relaxar e desacelerar um pouco da correria diária. Uma oportunidade também para quem nunca teve contato, conhecer e entender seu funcionamento, como aconteceu com o colaborador Inocêncio Soares, que atua no Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Hospital Metropolitano. 

“O evento do Janeiro Branco foi maravilhoso, integrando atividades holísticas que eu sempre tive curiosidade de conhecer, entender, mas nunca tive a oportunidade de me aproximar, talvez por conta que tem tantas atividades, que você não sabe nem por onde começar. E eu acredito que essa ação que o Hospital fez foi incrível. Esse contato que se tem com esse tipo de terapia cria um melhor bem-estar com você mesmo, com as pessoas próximas da sua família, amigos e até mesmo com os colegas de trabalho. Além de ter toda uma certa tranquilidade para trabalhar ao longo do dia”, comentou Inocêncio.  

De acordo com a psicanalista e terapeuta Georgia Késsia, que aplicou a aromaterapia com a massagem de mãos, a terapia tem como objetivo, através do aromas, amenizar dores e desconfortos, bem como estimular o bem-estar em pontos que aumenta a capacidade cognitiva em relação às necessidades psíquicas. E a massagem de mãos potencializa a aromaterapia, uma vez que as mãos possuem pontos energéticos que fazem correspondência com todo o organismo.         

A programação seguiu na quarta-feira (17) pela manhã com uma palestra proferida pelo psicólogo Juan Medeiros, com o tema: “Uma Vida com Propósito: conexões entre sentido, motivação e bem-estar”. Enquanto que no período da tarde, a Caravana Janeiro Branco percorreu os corredores da Unidade, levando um momento de leveza e descontração aos colaboradores, pacientes e acompanhantes, o que para o paciente Vicente Gonçalves, de 65 anos, foi maravilhoso. “Eu estou gostando demais. Essa animação foi arrepiante, deu um conforto ao nosso coração”, vibrou Vicente. 

Já para Joycelene Fernandes, mãe do pequeno Nícolas, de 11 anos, foi um momento de muita emoção. “A Caravana é uma ação linda, porque envolve os pacientes, aqueles que estão aqui mais depressivos e por estar longe da família, de casa, é como receber um abraço”, elogiou. Eliana Rodrigues que estava acompanhando um paciente também elogiou a ação, pois é uma forma de alegrar os pacientes.  

 Ainda dentro da programação, a equipe de psicologia fará o Psi Stop, que conta com abordagens psico-educativas junto a pacientes, familiares e colaboradores e o plantão psicológico para colaboradores. Na oportunidade, a coordenadora da Psicologia, Vaneide Delmiro alertou que embora a Campanha Janeiro Branco tenha um mês específico, ela precisa ser lembrada e praticada de janeiro a janeiro, “afinal cuidar da saúde mental é essencial para uma melhor qualidade de vida”.  

 

Postagens Recomendadas