Hospital Metropolitano ocupa 1º lugar em repasses de contas médicas aprovados pelo Ministério da Saúde na Paraíba

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No mês de junho de 2023, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), liderou o ranking de repasse de contas médicas aprovado pelo Ministério da Saúde na Paraíba, com um arrecadamento de mais de 2 milhões 360 mil reais. Esse avanço importante foi possível graças à conquista das habilitações como unidade de assistência em alta complexidade cardiovascular e, em Neurologia/Neurocirurgia, bem como, às mudanças na estratégia de faturamento e processamento de contas médicas aprovadas pela nova gestão PB Saúde. 

De acordo com o coordenador de faturamento, Louran Fontes, o processamento da unidade, antes das habilitações, era cortado em torno de 65%. “Nós processamos todas as contas do mês, mas como não tinha habilitação, elas eram cortadas, ou seja, rejeitadas, então só passavam as contas clínicas. Com isso, cerca de 65% da produção era rejeitada. Por exemplo, se nós apresentássemos 2 milhões de reais, era aprovado apenas 450 mil, 500 mil”, detalhou o gestor. 

Louran explicou ainda que no Hospital Metropolitano, recentemente, foi montada uma estratégia diferente de faturamento e processamento de contas médicas. “A nova gestão acatou a minha proposta de fazer um faturamento diferente para que não houvesse tanta perda. Primeiro ampliamos a equipe de faturamento e do Serviço de Atendimento Médico e Estatístico (Same), e criamos o setor de contas médicas, ou seja, auditoria”, contou o especialista em gestão hospitalar. 

Com essas mudanças, a unidade começou a fracionar as contas, no caso, contabilizar as diferentes Autorizações  de Internação Hospitalar de pacientes que passavam longa permanência na unidade, tendo em vista novas contas relativas a mudanças de diagnóstico, de patologia e de atendimento que o paciente recebia durante sua internação. Segundo Louran, agora o processo do faturamento já começa na recepção.

“Após a nova gestão acatar os meus pedidos de mudança, houve um treinamento com toda a recepção. A meta era de que em 3 meses a gente aumentasse em 100%, e realmente conseguimos. Nós saímos de 3 mil com atendimento de ambulatório geral, para 6 mil, e hoje, estamos em 15 mil atendimentos. Quando me refiro a atendimento é tudo que se faz em um ambulatório, desde laboratório e análise da imagem, até a consulta médica”, frisou o coordenador de faturamento do Hospital Metropolitano.

Para a diretora geral do Hospital Metropolitano, Louise Nathalie, a expectativa é ampliar ainda mais o repasse de contas médicas aprovado pelo Ministério da Saúde para a unidade nos próximos meses. “Nossa assistência é de alta qualidade e, com as mudanças que implantamos recentemente, o administrativo está gerando uma receita que está de acordo com essa realidade. Estamos com uma equipe de faturamento cada vez mais robusta e vamos continuar cobrando, através do processamento para o Ministério da Saúde, o que de fato estamos executando aqui na assistência”, afirmou a gestora.

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