Hospital Metropolitano realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes com foco em segurança e qualidade de vida no trabalho
Entre os dias 28 e 30 de abril, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizou sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), com o tema “Por uma cultura de segurança e qualidade de vida no trabalho”. O evento, previsto em lei e de realização obrigatória para instituições com mais de 20 colaboradores, é promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Assédio (CIPAA), em parceria com o Serviço de Saúde Ocupacional e o Setor de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
A programação contou com uma série de atividades voltadas para a promoção da saúde física e mental, bem como para o fortalecimento de uma cultura organizacional voltada à segurança no ambiente hospitalar.
A abertura aconteceu no dia 28 de abril, data em que se celebra o Dia Mundial de Prevenção de Acidentes de Trabalho, e foi marcada pela apresentação do Coral Jovem da Unimed. Em seguida, uma mesa redonda debateu as alterações da Norma Regulamentadora NR1, com foco nos fatores de risco psicossociais, reunindo especialistas das áreas de saúde, direito, psicologia e segurança do trabalho.
“A Sipat é uma oportunidade anual de refletirmos sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Quando promovemos qualidade de vida para o trabalhador, também promovemos um ambiente mais seguro, produtivo e humano para todos”, destacou Gilvana Siqueira, coordenadora do Serviço de Saúde Ocupacional do Hospital Metropolitano. “Um colaborador feliz e bem cuidado entrega seu melhor, o que reflete diretamente na segurança do paciente.”
No segundo dia, os colaboradores participaram de uma sessão de ginástica laboral com a equipe de fisioterapia do hospital. Durante a tarde, o destaque foi a mesa redonda promovida pelo núcleo LGBTQIAPN+, com o tema “Diversidade, inclusão e equidade: construindo estratégias para um atendimento de saúde humanizado para todas as pessoas”.
Ainda no dia 29, o neurocirurgião Andrew Batista ministrou a palestra “Hora de dormir: como o sono influencia na saúde da mente e do corpo”, abordando a importância do descanso adequado na rotina dos profissionais da saúde.
Encerrando a programação, no dia 30, houve atividade de composição corporal com estudantes de nutrição da FPB, aula de dança aeróbica com a equipe da academia Bluefit, além de duas palestras que trataram de temas relevantes para a saúde laboral. A primeira foi com Bueno Novais, coordenador médico do núcleo de atenção à saúde do colaborador, sobre “Obesidade, diabetes e seu impacto na vida laboral”. Em seguida, a psicóloga e neuropsicóloga Monik Rodrigues abordou as doenças psicossociais no mundo do trabalho.
Para Louise Nathalie, diretora geral do Hospital Metropolitano, a Sipat é um evento essencial para fortalecer a cultura organizacional da instituição. “Este é um momento estratégico em que reforçamos nosso compromisso com o bem-estar dos colaboradores, promovendo um ambiente mais seguro, acolhedor e produtivo, com reflexos diretos na qualidade da assistência prestada à população.”
A diretora de atenção à saúde da PB Saúde, Ilara Nóbrega, reforçou a importância das ações realizadas durante a Sipat. “A PB Saúde promove essas iniciativas em todas as suas unidades com o objetivo de garantir não apenas a segurança dos trabalhadores, mas também a excelência no atendimento aos pacientes. Cuidar de quem cuida é essencial para alcançarmos nossa meta institucional de qualidade em saúde.”