Abril Verde: Hospital Metropolitano promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT)

 em Campanhas

Em alusão à campanha do Abril Verde, será realizada na última semana do mês de abril a SIPAT do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB SAÚDE. Com início das atividades na próxima segunda-feira (24), a iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. O objetivo principal do evento é despertar um olhar crítico nos colaboradores sobre a importância da prevenção de acidentes, combate ao adoecimento, segurança e qualidade de vida no local de trabalho e fora dele.

Todas as ações da SIPAT estão sendo organizadas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). De acordo com o coordenador do SESMT, Igor Dourado, a programação da SIPAT vai abranger conteúdos que estimulem comportamentos e atitudes corretos no local de trabalho para que não ocorram acidentes que poderiam ser facilmente evitados.

“Como estamos em um hospital, tentamos focar nos tipos de acidentes que são mais comuns neste ambiente, como a parte de doenças infectocontagiosas ocupacionais que vão ser debatidas pela nossa médica infectologista Larissa Negromonte na próxima quarta-feira (26). Como aqui temos o  Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) que tem equipamentos que emitem radiação, na terça-feira (25), teremos uma palestra sobre proteção radiológica com a técnica em Radiologia, Isabelle Viviane. Já na quinta-feira (27), representantes do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba estarão conosco para alertar sobre prevenção e combate à incêndios”, relatou o gestor.

Igor explicou que entre os tipos de acidentes, existem os acidentes de trajeto, que são os acidentes que ocorrem no deslocamento do colaborador, seja na ida, ou no retorno para casa. “Como o Hospital Metropolitano tem a via de acesso por uma BR e a maioria dos colaboradores são de João Pessoa, esses profissionais realizam um deslocamento considerável para vir ao trabalho. Então também teremos uma palestra da Polícia Federal Rodoviária sobre direção defensiva que será realizada na sexta-feira (28)”, pontuou. 

A SIPAT deste ano, segundo a técnica em segurança do trabalho, Isabelle Barreto, é a primeira realizada após início da gestão da PB SAÚDE e marca o início da nova CIPA que passou a agregar, após a Lei 14.457/22, em vigor desde setembro, a política contra o assédio às atribuições da comissão. Segundo Isabelle, no Metropolitano já existe um canal para que os colaboradores denunciem casos de assédio, de forma anônima, que é a ouvidoria da unidade.

“Sabemos que o combate aos casos de assédio moral e sexual é uma obrigação de todas as empresas brasileiras, mas essa nova lei  veio para tornar obrigatório esse combate, pois ela exige a inclusão de um código de conduta a respeito do assédio sexual e de outras formas de violência nas normas internas da empresa, bem como, a ampla divulgação entre os funcionários e a criação de um canal para recebimento, acompanhamento e apuração de denúncias anônimas”, frisou a técnica em segurança do trabalho.

Para abordar as mudanças da nova CIPA, a procuradora chefe da Procuradoria do Ministério Público do Trabalho, Andressa Coutinho, vai ministrar uma palestra sobre violência, assédio, igualdade e diversidade no âmbito do trabalho na segunda-feira (24). Já na terça-feira (25), o psicólogo e neurocientista, Francisco Bento da Silva, irá ministrar uma palestra sobre a síndrome de burnout, um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. 

As atividades da SIPAT serão abertas para participação de colaboradores de todos os cargos da PB SAÚDE e a técnica em segurança do trabalho, Isabelle Barreto, reforça a importância da participação de todos neste momento de reflexão. “Para haver a segurança no trabalho é preciso que exista uma mudança de atitude de cada um de nós, pois é a soma do comportamento seguro de cada colaborador que nos guia na direção do nosso objetivo maior que é a adoção de uma cultura de prevenção na nossa organização”, alertou. 

Postagens Recomendadas