Hospital Metropolitano recebe certificado “Amigo do Transplante”

 em Inovação

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires recebeu, por meio da representação do membro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), Gilberto Teodozio, o certificado de ‘Amigo do Transplante’. A solenidade aconteceu no Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), o título enfatiza o compromisso da unidade de saúde em promover ações que incentivam a doação de órgãos.
O complexo hospitalar, desde novembro do ano passado, tornou-se um hospital doador. Realizando desde então, a captação de múltiplos órgãos para transplante, tais como: Córneas, Rins e Fígado, que já beneficiaram pacientes que estavam na Fila Única da Central de Transplante. A unidade de saúde vem realizando também, por meio das equipes de Assistência e Multidisciplinar um trabalho de conscientização e sensibilização com acompanhantes e visitantes sobre a importância da doação de órgãos.
Para Gilberto Teodozio, ser o representante do Hospital Metropolitano, em um ato de reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos na unidade, o deixou feliz e honrado. “É com imensa alegria que recebemos essa certificação. Esse é o resultado de um trabalho exitoso que envolve uma equipe multiprofissional, compromissada com a vida e sobrevida das pessoas. Seguiremos cooperando com ações que promovem o bem-estar de todos” declarou.
A instituição abraça a causa e vem assumindo o compromisso de conscientizar, funcionários, parentes e acompanhantes da unidade de saúde sobre a doação de órgãos. “É sobre a ótica do estímulo que realizamos campanhas de esclarecimentos à população, para que possamos ajudar tantas pessoas que estão nas listas de transplante, à espera de um doador. A informação de qualidade é um passo essencial para atingirmos o objetivo de ampliar as doações e, consequentemente, reduzir a média de tempo nas listas de espera. Por essa razão, abraçamos a causa da doação, como um relevante papel para desempenharmos no dia a dia” pontuou.
Durante a manhã da última quarta-feira (25) a unidade hospitalar realizou o Simpósio de Doação de Órgãos e Tecidos para transplantes. Na ocasião, o diretor da Central de Transplantes da Paraíba, Luiz Gustavo César, abordou o tema: ‘Desmistificando Morte Encefálica’, e ressaltou o valor da doação. “Procuramos esclarecer a relevância da doação de órgãos, morte encefálica, além de explicar como são feitos os procedimentos e a autorização da família. Este ano, estamos trabalhando com a ‘Campanha Família Doadora’, objetivando sensibilizar para autorização da doação de órgãos e tecido. Acreditamos que o caminho é o diálogo e o acolhimento familiar” afirmou.
Alisson da Silva, 30 anos, músico, recebeu a doação de córneas, e testemunhou a importância da autorização familiar. “Quando meu irmão faleceu aos 16 anos, o meu pai tomou a decisão, em consenso com a minha mãe, pela doação de órgãos, essa decisão sem dúvidas não foi fácil, mas ajudou a várias outras pessoas, assim como anos mais tarde, eu precisei, e uma outra família consentiu a doação. O principal ato, é a autorização familiar, por isso precisamos falar sobre o assunto. Criar uma onda de conscientização e sensibilização” concluiu.

Postagens Recomendadas