Serviço pioneiro no nordeste para o idoso, é inaugurado no Hospital Metropolitano

 em Inovação

O primeiro serviço de traumato-ortopedia do idoso no Nordeste, com foco na humanização do cuidado, foi inaugurado na última segunda-feira (17), no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires. O governador do Estado, João Azevêdo entregou, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva. O serviço é uma parceria entre o Hospital Metropolitano e Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, no qual oferecerá atendimento de alta complexidade aos idosos vítimas de queda e acidentes de trânsito.

Segundo Laércio Bragante, diretor geral do Hospital de Emergência e Trauma, a Paraíba vive um novo momento nos serviços de Saúde. “Abrimos essa Unidade do Hospital de Trauma em um espaço do Metropolitano que estava disponível, sendo 33 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI, um quantitativo só alcançado em países de primeiro mundo. A nossa proposta é de que os pacientes sejam atendidos e liberados em até 72 horas, sendo de 48h a programação de cirurgia”, pontuou.

Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, afirmou que o espaço visa diminuir o tempo de internação, assegurando uma rápida alta hospitalar. “Essa UTI direcionada especificamente ao trauma do idoso reflete uma política pública fundamental no Brasil, contemplando a população de idosos. É importante que tenhamos espaços direcionados a eles, pois essa faixa da população tem uma probabilidade maior de complicações se tiverem um tempo de hospitalização mais prolongado”, explicou.

Já, o diretor geral do Hospital Metropolitano, Antônio Pedrosa, destacou a importância de garantir um atendimento qualificado. “Nossa unidade tem o foco de oferecer uma assistência humanizada e qualificada, dentro de um ambiente preparado para realizar esse tipo de atendimento e, acima de tudo, possibilitar que os idosos possam ser acompanhados por suas famílias. Isso impacta de maneira muito forte no tratamento e na recuperação. Estamos cuidando de nosso passado, em busca de um futuro melhor” afirmou o diretor.

Com investimento de mais de R$ 2 milhões, o serviço é pioneiro na rede pública em ter 100% da equipe de enfermagem formada por profissionais de nível superior e garantirá acompanhamento familiar 24h aos idosos em UTI.

Postagens Recentes