Hospital Metropolitano recebe visita de diagnóstico do IBSP para aprimorar segurança do paciente
Nos dias 23 e 24 de abril, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), recebeu uma visita de diagnóstico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP). A ação faz parte de uma série de iniciativas voltadas para a melhoria contínua da assistência prestada aos usuários do SUS na Paraíba.
A visita foi conduzida pelas consultoras de qualidade e segurança do paciente Adriana Torres e Rafaella Anicésio, com o objetivo de avaliar a aderência do hospital às principais práticas assistenciais exigidas pelo Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA/ONA). Além disso, a equipe analisou os principais indicadores de segurança do paciente, propondo ajustes e melhorias que reforcem o compromisso da instituição com uma assistência segura, eficiente e centrada no paciente.
“A gente está recebendo a visita do IBSP, uma visita diagnóstico, que percorreu todo o hospital para saber como estamos em relação à segurança do paciente, que é nossa prioridade no hospital. A partir disso, o que há de melhorar vai ser diagnosticado e verificado para que a gente amplie a qualidade na assistência ao paciente”, afirmou Raíres Rodrigues, coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hospital Metropolitano.
Durante os dois dias de avaliação, as consultoras percorreram todos os setores da unidade, incluindo pronto atendimento, serviços ambulatoriais, hemoterapia, diagnóstico por imagem, radiologia, nutrição, nefrologia, farmácia, bloco operatório, CME e anestesiologia, além das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Segundo a consultora Adriana Torres, a visita é o primeiro passo de uma parceria que visa fortalecer a cultura da segurança do paciente dentro da instituição. “Para entender como funciona todos os processos de boas práticas assistenciais, é a primeira etapa de tudo que a gente pretende e junto montar essa parceria, fazer um diagnóstico das diretrizes colocadas no hospital, vincular com as metas da segurança do paciente para entender todos os processos assistenciais como funcionam e dar continuidade em um trabalho de melhoria contínua”, destacou.
A iniciativa reforça o compromisso do Hospital Metropolitano com a excelência na assistência hospitalar, garantindo que os processos estejam alinhados às melhores práticas nacionais e internacionais de qualidade em saúde.


