Inscrições para o Programa em Residência Médica no Hospital Metropolitano são abertas

em Residências

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires foi contemplado pela Comissão Nacional de Residências Médicas do Ministério da Educação, em dois cursos no Programa de Residência Médica em Neurologia Clínica e Cardiologia Clínica. As inscrições começaram nesta quarta-feira (15), por meio do endereço eletrônico http://forms.gle/5dnyi8dT9xPF3m347 e ficarão abertas até às 16h do dia 26 de janeiro de 2020.

O candidato deve preencher o formulário de acordo com o programa no qual irá se submeter à seleção, que encontra-se disponível no Edital 001/2020 no site do Governo do Estado, http://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/editais-e-licitacoes bem como as demais informações pertinentes ao processo.

De acordo com a diretora-geral do Cefor, Vanessa Cintra, as novas especialidades foram pensadas para suprir a carência de profissionais na Paraíba. “Com essas residências reforça-se, no nosso estado, a política de educação em saúde, uma vez que formaremos profissionais especializados para atender as necessidades da população”, pontuou.

Já o diretor de Ensino, Pesquisa e Inovação do Hospital Metropolitano, Mário Toscano, lembrou que a unidade de saúde foi projetada também, para ser um centro formador e qualificador de profissionais. “Não é a toa que temos uma diretoria de Ensino e Pesquisa na nossa unidade. O Metropolitano foi concebido com esse formato, assim também, como prestar um serviço de alta complexidade à população paraibana. É com o intuito de que essa vocação ao ensino seja efetivada que celebramos essa conquista”, concluiu.

A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por formação em serviço, destinada a médicos formados em escolas médicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e médicos estrangeiros que preencham os requisitos exigidos no Manual da Residência e na Legislação Brasileira, com diploma devidamente revalidado.

Perfil – Localizado em Santa Rita, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires é a primeira unidade de saúde pública especializada em cardiologia e neurologia da Paraíba. Tem 135 leitos, 40 leitos de UTI e 11 salas de cirurgia, e um moderno centro de diagnóstico por imagem. Os pacientes atendidos na instituição são regulados via Secretarias Municipais, em sintonia com o sistema de regulação do Estado.