Hospital Metropolitano recebe nova turma de residentes da área multiprofissional

 em Residências

Na manhã da última terça-feira (06) foi realizada a recepção dos novos residentes  no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB SAÚDE). Ao todo, são 12 residentes que estão vindo do programa de residência multiprofissional em saúde hospitalar com ênfase em saúde do idoso, do Hospital Universitário Lauro Wanderley, e estarão no Metropolitano durante o mês de dezembro com o objetivo de trocar conhecimento, contribuir com a assistência e a produção científica nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Farmácia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. 

Uma das residentes que estava presente durante as boas vindas foi a farmacêutica, Maxsyara Soares, que em sua apresentação, da mesma forma que os demais residentes, destacou a expectativa que têm na troca de conhecimentos. “Nossa expectativa com essa nova etapa da residência segue nesse âmbito, tanto de aprendizado já que cada serviço que passamos traz essa contribuição para nossa formação, como também de contribuir com o que a gente já tem de bagagem”, relatou a residente. 

Já a nutricionista, Havena Souza, vê nessa residência uma oportunidade de adquirir conhecimentos que ainda não teve contato em outras instituições. “Eu quero contribuir e adquirir conhecimentos, até porque ainda não passei em nenhum hospital que fosse especializado na área cardiológica e neurológica, então, certamente, essa estadia aqui será mais um aprendizado para carregar na minha bagagem como residente”, afirmou Havena. 

A recepção dos novos residentes contou com a presença dos preceptores responsáveis, entre eles, estavam as coordenações dos setores de Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Enfermagem. Além das responsáveis técnicas da Terapia Ocupacional e da Fonoaudiologia, como também, os colaboradores representantes da Fisioterapia e Farmácia.

O Gestor de Educação Permanente e CIRAS, Mário Toscano, também estava presente na ocasião. Em seu discurso de boas vinda, Mário discorreu sobre a importância dos residentes para a construção de novos saberes junto a equipe multiprofissional. “Esse hospital, além de ser de alta complexidade para prestar serviços de assistência de saúde à população paraibana, é também um hospital escola, aqui nós formamos os nossos residentes, recebemos profissionais para estágios e realizamos capacitações diárias. Portanto, esperamos que os residentes se integrem e tragam também a sua contribuição, tanto na assistência aos pacientes por onde passarem, como em termos de pesquisa”, frisou o gestor. 

Para prestar informações gerais relacionadas a segurança do trabalho, controle de infecções, além de condutas e normas que precisam ser observadas para que os profissionais preservem a saúde e a integridade durante a execução de suas atividades, estava presentes na recepção representantes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

De acordo com a coordenadora do Serviço Social, Carmen Lúcia, é característica do hospital, o atendimento na área de saúde ao idoso. “Na instituição temos pacientes de longa permanência que precisam de uma intervenção especializada e de um atendimento à família mais cuidadoso. Como os residentes já vêm de outros cenários será ainda mais positivo, porque trarão consigo as experiências das instituições que já passaram, e aqui aprenderão através das visitas multiprofissionais que realizamos, e vivência diária, outras formas de abordagens. Acreditamos que esse período será bastante proveitoso e satisfatório a todos, fazendo também com que o nossos assistidos sejam beneficiados com isso”, destacou a gestora.

Para o preceptor de Enfermagem e coordenador da Educação Permanente, Wallison Santos, essa relação de troca de experiências e conhecimento entre as instituições públicas, na formação de novos especialistas, enriquece a qualidade do atendimento.  “A chegada dos novos residentes multiprofissionais ao nosso serviço mostra que o Hospital Metropolitano estará contribuindo para a formação de excelência desses profissionais, sendo assim, alcançando o objetivo de formar profissionais no SUS e para o SUS”, conclui o gestor. 

Postagens Recomendadas