Junho Vermelho: Hospital Metropolitano promove ações para atrair doadores de sangue

em Campanhas

Durante o mês de junho, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB Saúde, está promovendo diversas ações internas e nas redes sociais para abraçar a campanha Junho Vermelho. Criada pelo Ministério da Saúde em 2015, a campanha foi idealizada pelo movimento “Eu Dou Sangue” e tem como principal objetivo reforçar a importância da doação de sangue e atrair novos doadores regulares.

Atualmente o Hospital Metropolitano utiliza em média 400 bolsas de hemocomponentes por mês. Este é o quantitativo necessário para tornar possíveis as cirurgias que são realizadas mediante a reserva de sangue e de plaquetas predefinidas para cada tipo de procedimento. A Agência Transfusional da instituição de saúde precisa manter um estoque com quantidade considerável de bolsas para cada tipo sanguíneo, tendo em vista que há procedimentos cirúrgicos que podem chegar a utilizar mais de 10 bolsas por paciente, como é o caso das cirurgias cardíacas.

Leia também: Revista eletrônica do Hospital Metropolitano recebe registro internacional

Para ajudar na demanda que é requisitada ao Hemocentro, o setor de Serviço Social já realiza de costume um trabalho junto às famílias desde o momento da admissão dos pacientes. É no acolhimento que os profissionais orientam sobre a importância de conseguir doadores de sangue, ocasião em que é sugerido um total de 10 doadores por paciente. Mas, para aguçar esse espírito solidário nas pessoas, mostrando que doar sangue é um ato de amor, a unidade hospitalar realizará durante todo mês uma campanha que reforça esse chamamento à doação.

Nesta quarta-feira (01), a campanha Junho Vermelho foi iniciada com a distribuição de folders informativos para doação com os usuários do Ambulatório, Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) e visitantes. Entre as ações que ocorrerão no complexo hospitalar ao longo deste mês, está agendado para a segunda quinzena uma coleta coletiva de sangue, com o objetivo de promover o reabastecimento do estoque, com a equipe do Hemocentro da Paraíba, que estará no Metropolitano. Ainda, terá no dia 14, data alusiva ao doador, um abraço simbólico ao redor da instituição, com os colaboradores doadores, vestidos de camisa vermelha, cor que é tema da campanha.

Como forma de homenagem aos profissionais que já são doadores e visando o estímulo para outros tornarem-se também, a Assessoria de Comunicação está elaborando um painel com fotos dos doadores que será exposto na recepção principal, além de espalhar pela unidade diversos displays com mensagens de incentivo à doação de sangue.

Já nas redes sociais para engajar o público e levar informação, será utilizado o recurso: caixa de perguntas, para que os internautas possam sanar suas dúvidas sobre a doação de sangue com Hematologistas da instituição. Além do lançamento da hashtag #DesafiodaDoação, a ideia da hashtag é criar uma corrente solidária, então sempre que um doador fizer sua doação, ele pode postar uma foto nas suas redes sociais com a hashtag, marcar os perfis da PB Saúde (@PBSaúde), do Hospital Metropolitano (@HospitalMetropolitanoPB) e Hemocentro (@hemocentropb), e desafiar amigos e familiares a também fazer a doação.

Segundo a coordenadora da Agência Transfusional, Suênia Franco, é imprescindível que haja a mobilização e adesão de todos na campanha Junho Vermelho, tendo em vista que o Hospital diariamente realiza solicitações ao Hemocentro da Paraíba ou até em outras agências. “Para garantir uma cirurgia segura, tentamos nas agências em João Pessoa e até em Campina Grande. Às vezes não conseguimos, principalmente quando é um tipo raro. Então campanhas como essas, principalmente com o apoio familiar, tendem a dar certo e gerar os resultados que precisamos para atender as necessidades dos nossos pacientes”, esclareceu Suênia.

Ayla Cristina Barbosa é Médica Hematologista no Hospital Metropolitano e ressalta que é realizado um trabalho rigoroso na administração desse material, tão precioso e insubstituível, que é o sangue. “Todos os profissionais estão muito comprometidos com esse entendimento do uso racional do sangue. Sempre que a gente percebe que o estoque já está um pouco mais baixo, nos preocupamos e colocamos outras equipes em alerta para juntos conseguimos realizar determinada cirurgia. É importante que haja a sensibilização de todos nesse processo de doação, afinal sangue não se compra, nem se fabrica, é preciso doar”, pontuou.

Busque o hemocentro mais próximo da sua região e realize a sua doação. Doe Sangue, Doe Vida!