Dia Nacional de Combate ao Colesterol: Hospital Metropolitano conscientiza funcionários sobre cuidados com a saúde

 em Campanhas

No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, 8 de agosto, os colaboradores do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação PB Saúde, foram surpreendidos com uma ação de orientação, prevenção e combate ao colesterol realizada na fila do refeitório. A ação foi pensada pela equipe de nutrição da unidade hospitalar que distribuiu, nesta segunda-feira (08), um material com dicas de hábitos saudáveis para reduzir o colesterol.

Essa data comemorativa foi pensada, principalmente, para conscientizar a população sobre ações preventivas que podem evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de mortalidade no Brasil e o colesterol, quando em desequilíbrio,  aumenta muito a incidência de AVC, de morte súbita e doença coronariana. Além do colesterol elevado, obesidade, pressão alta, diabetes e tabagismo também são fatores de risco para o desenvolvimento destas doenças.

O assistente administrativo, Esaú Augusto (20), estava na fila do refeitório no momento da ação e comentou um pouco sobre a importância de se exercitar e ter hábitos saudáveis. “Eu já tinha noção dos riscos, só não sabia que existia o dia do combate ao colesterol. Essa campanha é realmente necessária para conscientizar as pessoas, falo isso porque eu tenho um histórico familiar de problemas cardíacos e para evitar problemas ligados a isso, me exercito regularmente. Não quero chegar na minha velhice com pressão alta como o meu pai, e ter que ficar sendo controlado com remédio”, afirmou Esaú, após ler o panfleto que recebeu da nutrição.

A coordenadora de Nutrição, Isabelle Sousa, foi a responsável pela ação que foi realizada junto às nutricionistas que estavam de plantão na unidade: Gardênia Queiroga, Paloma Vieira e Érika Barreto. Segundo Isabelle, cerca de 70% dos pacientes que chegam à unidade hospitalar apresentam colesterol elevado, especialmente, os pacientes com problemas cardíacos.

Comer mais frutas, fibras, evitar frituras e praticar exercícios físicos foram as principais dicas das nutricionistas para os colaboradores que foram abordados no momento da ação. Segundo Isabelle, um colesterol total com nível de até 200mg/dl é considerado normal, acima disso já é um sinal de alerta. Ela acrescentou ainda que o cuidado com os níveis de colesterol precisam ser observados em  todas as idades. “Hoje em dia, os índices de obesidade infantil são muito elevados e, se você analisar os exames laboratoriais de crianças, também é possível ver que elas estão com colesterol alto. Então, essa é uma doença que pode acometer todas as faixa-etárias, apesar de ser mais comum em adultos”.

Para o diretor assistencial do Metropolitano, Gilberto Teodozio, o principal foco da ação é incentivar a mudança de hábitos o quanto antes, pois é no dia-a-dia que o futuro se constrói. “Nós somos um reflexo da nossa vida como um todo, o quanto antes começarmos a mudar os nossos hábitos alimentares, consequentemente, temos mais chances de prolongar a nossa vida e evitar que complicações venham a causar problemas como um infarto ou um AVC”, pontuou o diretor.

Colesterol: Embora muitas pessoas achem o colesterol é uma substância maléfica, ele é primordial para o funcionamento do corpo humano, sendo parte estrutural que compõe as células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração, além de ser importante para a formação de hormônios e até dos ácidos biliares. Contudo, para que ele faça bem ao organismo, é vital ingeri-lo de forma equilibrada, mantendo assim suas taxas regulares. Existem dois tipos de colesterol, o HDL, considerado “colesterol bom”, e o LDL, conhecido como “colesterol ruim”. O colesterol dietético é encontrado somente em alimentos de origem animal. Os, especialmente, ricos em colesterol são a gema de ovo, vísceras, os crustáceos, moluscos, as carnes em geral, laticínios integrais e manteiga.

Postagens Recomendadas
Junho Vermelho