No semestre: Pesquisa aponta mais de 90% de satisfação entre usuários do Hospital Metropolitano

De janeiro a junho, deste ano, o Hospital Metropolitano Dom José Maria, através da pesquisa de satisfação realizada pelo setor da Ouvidoria, registrou uma média de 94,34% nos índices de satisfação dos usuários, pacientes e acompanhantes, que dão entrada na unidade hospitalar. Os dados foram obtidos, por meio do preenchimento de formulários, disposto na unidade, também de forma presencial no setor, ou através da busca ativa, realizada pelas ouvidoras, duas vezes na semana, e validados pelo setor da Qualidade.

No último mês, os setores que tiveram melhor desempenho foram o da Higienização com 97% de aprovação, seguido pela Enfermagem e Equipe Médica, 95%, e Recepção com 94%. De janeiro a junho, a menor média geral registrada foi de 91,03%, de acordo com a ouvidora, Yara Azevedo. “Lidamos diariamente com os mais diversos tipos de notificações relacionadas aos serviços prestados. Ficamos felizes quando alguém chega para elogiar, demonstrando satisfação. Essa iniciativa tem crescido nos últimos meses, desde a implantação do Certificado de Elogio”, disse.

Sobre o índice acima dos 90% direcionados à assistência, através das equipes de enfermagem e médica, o diretor assistencial, Gilberto Teodozio, ressaltou que além da expertise profissional a equipe atua alinhada ao cuidado humanizado. “Temos em nossas equipes profissionais altamente capacitados, alguns com formação fora do país, que agregaram a qualidade e segurança do nosso serviço, mas sem descartar um dos itens fundamentais da nossa gestão, o cuidado humanizado, que resulta em serviços de excelência em saúde pública”, expressou.

Foi no sentido de melhorar a assistência, que a direção geral, junto a Assessoria de Comunicação e Ouvidoria, implantaram em agosto de 2020, o Certificado de Elogio. A iniciativa visa fazer chegar até o profissional, equipe ou setor, o agradecimento registrado. “Observamos que a entrega dos certificados tem gerado um impacto na motivação dos colaboradores. Eles se sentem motivados ao receberem tal reconhecimento, ainda mais que inspira a outros profissionais”, pontuou Mayara Dantas, assessora do Metropolitano.

A fim de aproximar-se cada vez mais dos usuários, o setor implantará ainda neste mês, mais um canal de comunicação, é o Qr-code “Queremos ouvir você”, que estará disposto nas enfermarias, ambulatório e Centro de Diagnóstico por Imagem, no qual direcionará o usuário ao whatsapp da Ouvidoria. “Esse é mais um canal para comunicação com a Ouvidoria. Somos o principal meio entre os usuários da unidade e a gestão hospitalar. Por isso, enquanto eles apresentarem suas demandas, também participarão do avanço na qualidade da nossa assistência e serviço”, afirmou Maira Pereira, ouvidora da instituição.

Acerca da gestão, o diretor geral da unidade de saúde, Antônio Pedrosa, acrescentou que essa se dá de forma participativa e comprometida. “Quando o usuário se dispõe a registrar a sua opinião, ele passa a atuar conosco. Conseguimos melhor direcionar os nossos esforços e trabalhar na direção apontada por ele enquanto assistido, fator que influencia as diretrizes da nossa gestão e consequentemente na satisfação deles. Esse alto índice nos alegra, mas também nos revela que precisamos continuar evoluindo”, finalizou.

Serviço: Para registrar um elogio, sugestão ou reclamação na Ouvidoria do Hospital Metropolitano, o interessado (usuário, acompanhante, familiar e visitante), tem à disposição:

• Telefone: (83) 3229-9100;

• E-mail: ouvidoria@hospitalmetropolitano.pb.gov.br

• Formulários de Pesquisa: dispostos nas dependências da instituição;

• Forma presencial: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na sala da Ouvidoria, no térreo;

• Carta: através do endereço: Ouvidoria do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires – Rua Roberto Santos Correia, S/N, Várzea Nova Santa Rita – PB – CEP: 58.139-000.