Profissionais do Hospital Metropolitano participam de apresentações, encontros e oficinas na Mostra ‘O SUS é o nosso lugar’ da ESP-PB

em Educação em Saúde

Trabalhadores e gestores do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB SAÚDE) que obteve 24 (vinte e quatro) trabalhos aprovados para a 1ª Edição da Mostra promovida pela Escola da Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), apresentaram na quinta-feira (15), nos turnos da manhã e tarde os produtos selecionados, entre os quais, relatos de experiências, estudos de casos e apresentação cultural.

O diretor da ESP-PB, Felipe Proenço, destacou as oportunidades de reflexão sobre o cotidiano dos serviços de saúde no estado. “A Mostra tem revelado grandes iniciativas pelas quais através do SUS podemos visualizar o cuidado e resposta eficaz diante de todos os desafios que enfrentamos, e os trabalhos do Metropolitano, assim como de outras unidades, desde a atenção básica à alta complexidade, confirmam esses feitos. É importante lembrar que a prosperidade de estarmos em um evento presencial é também um grande feito do SUS, com sua capacidade de vacinação. Por isso trazemos essa afirmação do SUS enquanto nosso lugar, porque fazemos uma defesa incondicional do nosso sistema público de saúde”, destacou Felipe.

A tamanha representatividade da unidade hospitalar no evento, segundo o diretor superintendente da PB SAÚDE, Daniel Beltrammi, atribui-se à prática diária realizada pelas equipes  assistenciais, administrativas e de gestão. “Ficamos felizes em ver que os trabalhadores não só realizam um trabalho de excelência, mas veem a oportunidade de desenvolver pesquisas para ajudar a promover melhores práticas no SUS, em prol de atender às reais necessidades dos usuários com um cuidado universal, integral e equânime”, destacou o diretor, que nesta sexta-feira (16), participa da Mostra, compondo o debate na mesa redonda: “Temas emergentes e novas formas de Comunicação em Saúde: as contribuições das pesquisas e o combate às fake News”.

Para o Gestor de Educação Permanente e CIRAS, Mario Toscano, a Fundação PB SAÚDE incentiva e busca ofertar cada vez mais capacitações aos seus colaboradores. “Por meio da Educação Permanente em Saúde, temos promovido cursos, palestras e treinamentos on-line ou presencial através do moderno Laboratório de Simulação Realística (LSR) que foi inaugurado este ano no Metropolitano. Os trabalhos apresentados na Mostra da ESP, são resultado também do nosso desejo em mantermos uma característica de instituição que preza pela ciência e pesquisa no SUS”, afirmou.

O relato unânime da qualidade dos trabalhos apresentados e metodologia aplicada nas pesquisas, se destacou na fala dos mediadores das salas que compuseram os cinco eixos da Mostra, nos quais contaram com as apresentações orais dos trabalhadores do Metropolitano.

Já, integrando as apresentações culturais, a exibição do documentário “Vidas metropolitanas: a trajetória” produzido pela assessoria de comunicação da instituição de saúde, no ano de 2021, em homenagem às vítimas da Covid-19 que venceram a doença com a ajuda da assistência prestada pela equipe médica e multiprofissional, emocionou e gerou identificação no público presente, uma vez que recordou a luta enfrentada por todos aqueles que se dedicaram no combate ao vírus.

Toda a programação da Mostra ESP-PB ocorre gratuitamente e está aberta ao público. Vale destacar que os trabalhos aprovados na categoria de escrita “Resumo Expandido” estão concorrendo a uma premiação que será a publicação da experiência em um livro de formato digital (e-book).