Servidores e usuários do Hospital Metropolitano recebem homenagem de Crianças em alusão ao Dia Internacional da Paz

em Humanização

“O amor é a força da paz”. Essa frase ecoou no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, através dos cânticos de mais de  50 crianças e seus cuidadores, que saíram em caminhada da Associação Casa dos Sonhos, até o complexo hospitalar, a fim de propiciar uma homenagem aos trabalhadores e usuários, por meio de um momento de reflexão e orações.

A iniciativa faz parte de uma série de ações da Associação em alusão ao Dia Internacional da Paz, celebrado em 21 de setembro. A casa, que também fica localizada no município de Santa Rita, realiza um projeto voluntário com mais de 130 crianças, adolescentes e jovens, sendo 110 famílias atendidas diretamente. Segundo a presidenta da Casa, Estela Maria Nuñez, a caminhada no bairro já integrava as comemorações anuais, porém esse ano surgiu o desejo de encerrar no Hospital Metropolitano.

“Sempre fizemos uma caminhada em outros lugares aqui do nosso bairro, mas esse ano, desejamos vir até ao local onde tanto se cuida, e precisa ser cuidado, o Metropolitano. Nosso desejo no Dia Internacional da Paz é que a gente tenha um compromisso com a paz, como dizia Gandi, sejamos a mudança que queremos ver no mundo”, declarou a presidenta.

Tocados pela apresentação das crianças, os contemplados pela ação, agradeceram a iniciativa, entre eles Roberto Santos, que acompanha a mãe na unidade por tratamento cardíaco. “Eu estou aqui de passagem hoje, vim visitar a minha mãe que realizou a segunda cirurgia aqui no Hospital. Somos de Lagoa Seca, e lá eu também realizo um trabalho com crianças. Me senti muito tocado com a ação, e foi impossível não chorar. Para mim foi como um sinal de que preciso fazer mais pelo futuro do país, que são nossas crianças”, declarou.

Ainda durante a homenagem, a cuidadora, Cintia Silvino, registrou seu depoimento pessoal com a experiência do atendimento recebido enquanto esteve com uma familiar internada na unidade. “Estive aqui o ano passado com uma tia, e fomos muito bem acolhidas, por isso hoje retornar é mais significativo para mim e emocionante. Diariamente pedimos paz para esse hospital nas nossas manhãs de reflexão na Associação, e hoje estamos fazendo isso presencial. Tenho certeza que as nossas crianças estão encantadas com tudo isso”, disse.

Ao redor de um grande círculo, os pequenos, com idade entre 5 e 11 anos, apontavam para cartazes com os caminhos para construção da paz, sendo estes: a preservação do planeta; o ser generoso; ouvir para compreender, entre outros.

A coordenadora de Psicologia da unidade, Vaneide Delmiro, destacou a oportunidade de disseminar a cultura da paz na comunidade hospitalar. “Receber a Associação Casa dos Sonhos nesse momento, é algo significativo também porque estamos em plena Campanha Setembro Amarelo e tudo aquilo que nos traz paz e equilíbrio é um fator de proteção à saúde mental. Esse é um momento que nos faz lembrar da importância de adotarmos posturas e cultivarmos valores que agregam a nossa existência e nos proporcione um bem-estar não somente físico, mas também psicólogo, social e espiritual, além de nos fazer perceber que afetamos e somos afetados pela vida de outras pessoas”, pontuou.

Encerrando a atividade, de mãos dadas, profissionais de saúde, usuários, educadores e crianças entoaram a canção: Oração de São Francisco, que destaca o desejo pela paz a começar nas pequenas ações de cada um. “Sem dúvidas esse momento de partilha foi muito especial para todos. Diante de tanta violência e injustiça social no mundo, ver crianças aprendendo a cultivar a paz em todas as esferas, nos toca e nos provoca a ser melhores com eles e para eles também. Estamos agradecidos pela presença abarcada de paz que recebemos nesta manhã”, concluiu a coordenadora de Comunicação e membro da Comissão de Humanização Hospitalar, Mayara Dantas.

Dia Internacional da Paz: Celebrado anualmente a 21 de setembro, este Dia foi estabelecido em 1981 e proclamado na Resolução 55/282 adotada na Assembleia Geral da ONU de 2001. É um dia dedicado ao reforço dos ideais de paz, através da observação de 24 horas de não-violência e de cessar-fogo em todo o mundo. O tema deste ano é “Ações para a Paz: A nossa ambição para os Objetivos Globais”. Trata-se de um apelo à ação que reconhece a responsabilidade individual e coletiva de promover a paz.

Associação Casa dos Sonhos: Sem fins lucrativos, a Associação foi fundada em 2004 pela Congregação de Irmãs Dominicanas do Santíssimo Nome de Jesus, atende atualmente 130 crianças. A casa tem como propósito ajudar os beneficiados nas dimensões pessoal, familiar, comunitária e eco ambiental; cuidando em primeiro lugar de suas necessidades básicas de alimentação e saúde; seu crescimento físico, psíquico, emocional e espiritual; seu direito a brincar e aprender; sua reinserção e frequência regular na escola; ajuda psicológica e social.