Hospital Metropolitano recebe visita técnica para implantação de Posto de Coleta de Leite Humano

 em Humanização

Na tarde desta segunda-feira (18), o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), recebeu uma visita técnica da diretora da Rede Estadual de Bancos de Leite e referência técnica para aleitamento materno da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), Thaíse Ribeiro, para implantação de um Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) na sala de amamentação que foi recém inaugurada na unidade. 

De acordo com a supervisora de Nutrição do Metropolitano e supervisora de Nutrição do Metropolitano e Coordenação Estadual de Alimentação e Nutrição, Kamilla Capistrano, o Hospital Metropolitano já conta com um espaço que possui estrutura física apropriada para implantação do PCLH. “Após essa visita técnica, será de responsabilidade do hospital formar a equipe que irá atuar no PCLH. Então, essa equipe passará por uma série de capacitações para garantia da oferta de um serviço adequado e dentro do preconizado pela legislação”, explicou a gestora.

Os primeiros passos para a implantação de um PCLH no Hospital Metropolitano surgiram quando a nutricionista da unidade, Kécia Freitas, retornou da licença maternidade, em abril de 2023. Como seu filho, o pequeno Ravi, ainda tinha apenas quatro meses de vida, ela precisava fazer a ordenha muitas vezes durante os plantões, tanto pela necessidade de seu corpo, quanto para ter um estoque que alimentasse o Ravi na sua ausência. Com o passar do tempo, ela percebeu que tinha excedente de leite e um alto estoque em casa, foi quando surgiu a vontade de doar.

“Sinalizei Kamilla sobre essa vontade, e ela prontamente fez a ponte com as meninas do Banco de Leite Humano para que mandassem os potes adequados para o armazenamento, fizessem meu cadastro e que viessem buscar esse leite todos os dias após meu plantão. Sabemos da importância do leite materno e, especialmente, como ele é crucial na recuperação de bebês que se encontram em UTI ‘s, então eu fico extremamente feliz e realizada em poder ajudá-los”, relatou Kécia. 

De acordo com Kamilla Capistrano, O Banco de Leite Anita Cabral, da Maternidade Frei Damião, já realiza coletas regulares de doação de leite humano das colaboradoras do Hospital Metropolitano e das mães que estão como acompanhantes no hospital. “Com a implantação do PCLH poderemos expandir essa ação. Assim, esse leite materno cru, ou pasteurizado, poderá ser utilizado pelos recém nascidos internados na nossa instituição”, frisou a supervisora de Nutrição do Metropolitano. 

Segundo a diretora da Rede Estadual de Bancos de Leite e referência técnica para aleitamento materno da SES-PB, Thaíse Ribeiro, atualmente a Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano é composta por 6 Bancos de Leite Humano e 20 postos de coleta, localizados em João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. Com a chegada do posto no Hospital Metropolitano, a rede será ampliada, promovendo acessibilidade para as lactantes da região.

“Quando o Hospital Metropolitano foi idealizado, pelo seu perfil assistencial de atendimento de alta complexidade cardiológica e neurológica a pessoas de todas as idades, foi planejado o atendimento a bebês, incluindo recém nascidos. Com isso, a estrutura para a instalação de um posto de coleta já existia, dentro dos padrões de qualidade para a coleta segura de leite humano. A partir do momento que a PB Saúde assumiu, foi feita essa parceria com a Rede de Bancos de Leite Humano e também com a Secretaria de Estado da Saúde para a efetivação da instalação do banco. Com a instalação, o Metropolitano passará a ter também essa função de promover acesso às lactantes de toda a região, incluindo trabalhadoras da unidade, mães que acompanham os bebês internos, acompanhantes de pacientes, e quaisquer outras mães da área de abrangência do hospital”, explicou. 

Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH): Vinculado, tecnicamente, a um Banco de Leite Humano (BLH) e, administrativamente, a um serviço de saúde ou ao próprio BLH, o PCLH é uma unidade fixa ou móvel, intra ou extra-hospitalar, que é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e realização de atividades de coleta da produção lática da nutriz e sua estocagem, não podendo executar atividades de processamento do leite que são exclusivas do Banco de Leite Humano.

Postagens Recentes