Sessão de cinema anima tarde de pacientes pediátricos do Hospital Metropolitano através do projeto Cineteca

 em Humanização

Os pacientes pediátricos que estão internados no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB SAÚDE, participaram de mais uma sessão de cinema do projeto Cineteca, que ocorre a cada quinze dias na brinquedoteca da unidade hospitalar. O filme escolhido para a sessão desta quarta-feira (29) foi “Os Croods”, a pedido dos pequenos.

Diminuir os impactos da hospitalização no desempenho ocupacional das crianças, e ressignificar a estadia delas na unidade hospitalar, são os principais objetivos deste projeto, de acordo com a terapeuta ocupacional Gabriella Bertoldo.

“Quando chegam aqui no Metropolitano, as crianças se deparam com uma rotina completamente diferente, com indivíduos diferentes, sem contar nos diversos procedimentos, por vezes, invasivos. Esse projeto é uma oportunidade de promover a manutenção dos papéis ocupacionais das crianças, já que sessão de cinema é como uma brincadeira para elas e o brincar é a principal ocupação dos pequenos”, explicou.

Quem adorou a ideia foi Fabiana Soares de Sousa, mãe de Fernanda Elen Sousa da Silva, de cinco anos, que está internada na enfermaria pediátrica do Hospital Metropolitano em recuperação de uma cirurgia de Correção de Comunicação Interatrial (CIA), uma anomalia cardíaca congênita.

Para a mãe, a atividade funcionou muito bem como um estímulo da interação da filha com outras crianças. “Quando ela se internou, estava mais tímida, e hoje estava conversando com todo mundo, nem queria sair da sala. Eu amei o projeto, porque é divertido e faz com que as crianças aliviem o estresse de ficarem longe dos amigos e das atividades diárias, no hospital”, disse.

A psicopedagoga Janielly Fernandes participa do projeto desde a estreia, em agosto de 2022, e observa que a interação e socialização das crianças são muito desenvolvidas durante as sessões de cinema. “Eu vejo que eles ficam muito felizes e satisfeitos. Durante o filme eles conversam e debatem entre si, falam sobre o que está acontecendo no filme, lancham juntos. Esse é um momento muito gratificante, tanto para eles, quanto para nós que buscamos promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e educacional destes pequenos pacientes”, relatou. 

Contando com o apoio da Nutrição, o projeto, que é desenvolvido pela Terapia Ocupacional e Psicopedagogia, também oferece às crianças pipoca e um lanche nutritivo durante sessão de cinema. Já a escolha do filme fica por conta das crianças, segundo Janielly, ela é feita por meio de uma triagem da equipe multiprofissional com os pacientes pediátricos internadas na unidade. 

O filme escolhido para a sessão desta quarta-feira (29), animação “Os Croods”, de 2013, retrata a aventura da família Croods que vive uma nova era, após deixar a caverna onde habitavam. Ele faz uma analogia ao “Mito da Caverna” de Platão e também faz uma crítica às relações familiares modernas, quando põe a figura paterna privando as crianças de conhecerem o novo, de “crescerem”. O filme traz ainda a importância da relação familiar e da convivência em grupo para superar os desafios. Por meio das descobertas do mundo e do relacionamento da família, os Croods revelam a evolução da história do mundo e da relação interpessoal.

Postagens Recomendadas