Hospital Metropolitano celebra Dia Internacional das Mulheres com ações de humanização para familiares, mães de pacientes e colaboradoras

em Humanização

Mais do que doces e flores, o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, remete a uma longa história de luta por reivindicação de direitos e melhores condições de vida para as mulheres. Para celebrar essa data com pacientes, familiares e colaboradoras do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB SAÚDE, a Comissão de Humanização preparou diversas ações que buscam trazer reflexões de autocuidado e também momentos de descontração para as mulheres presentes na unidade nesta quarta-feira (8).

A comemoração começou com um café da manhã para as mães da pediatria. Na ocasião, as profissionais que fazem parte da equipe conversaram com as mães presentes para trazer o debate sobre a importância da data comemorativa.

“O Dia Internacional da Mulher é um dia importante de comemoração e também de reflexão sobre tudo aquilo que nós mulheres alcançamos até hoje e aquilo que ainda podemos avançar no que diz respeito a nossa atuação e representação na sociedade. Como eu sou da disciplina de odontologia, quero aproveitar a oportunidade para motivar vocês a lembrar da importância do autocuidado, inclusive com a saúde bucal”, afirmou a responsável técnica da Odontologia, Andreia Medeiros, ao iniciar sua conversa com as mães.

Durante sua fala, Andreia abordou as formas adequadas de realizar a higienização dental e também ressaltou a importância de ir ao dentista de forma periódica.  Ela ainda preparou um mimo de higiene bucal que foi entregue com uma mensagem de carinho para as mães que estavam presentes, e entre elas, estava Ana Carla Silva, de 40 anos, mãe da pequena Anariany Silva, de 3 anos, que agradeceu aos profissionais envolvidos por todo o cuidado dispensado a ela e sua filha.

“Esse momento foi muito importante para nós mães, até para compartilharmos as experiências que estamos tendo com nossos filhos aqui. Eu sou muito grata por tudo que os profissionais vêm nos proporcionam, tudo é feito com muito cuidado e carinho, desde a entrada da minha filha aqui, até esse momento, eu não tenho nada a reclamar, só agradecer a todos”, disse Ana Carla.

Na parte da tarde, foi realizada uma abordagem, pela equipe de Psicologia e Serviço Social, junto às mulheres das famílias dos pacientes e às colaboradores da unidade, com a entrega de mimos e mensagens de reflexão sobre a data comemorativa que é celebrada no mundo todo para lembrar da força, da coragem feminina e dos direitos conquistados graças a mulheres guerreiras que não se calaram diante das injustiças e das diversas formas de violência que eram e ainda são cometidas contra as mulheres no Brasil e no Mundo.

Carmen Lúcia, coordenadora de Serviço Social do Metropolitano, também é uma das profissionais que fazem parte da equipe de Humanização e, em seu discurso, acolheu a luta que as mulheres enfrentam para acompanhar seus entes queridos durante a internação na unidade hospitalar.

“Este é um dia simbólico para as mulheres, nós sabemos o quanto é desafiador para vocês renunciarem a vida de vocês lá fora para acompanhar o tratamento dos filhos, às vezes deixando até outras crianças em casa. Muitas abdicam do trabalho e da própria vida em prol dos filhos, dos entes queridos, então nós reconhecemos essa garra e todos nós estamos aqui proporcionando esse momento para que vocês não esqueçam o quanto são especiais”, destacou a gestora.

Já a diretora do Hospital Metropolitano, Louise Nathalie, lembrou que a data é também um momento oportuno para reflexão. “Celebramos e refletimos sobre a luta diária de todas as mulheres por igualdade, respeito e reconhecimento em todas as esferas da sociedade. É um momento para comemorar as conquistas alcançadas, mas também para reconhecer que ainda há muito a ser feito. Que este dia nos inspire a continuar lutando por um mundo mais justo e igualitário”, completou a gestora, reconhecendo e agradecendo o trabalho de todas as profissionais mulheres que atuam na área da saúde.