Valorização da Vida: Hospital Metropolitano e demais serviços gerenciados pela PB SAÚDE promovem ações alusivas a campanha Setembro Amarelo

em Campanhas

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgam e conquistam apoiadores para a Campanha Setembro Amarelo, campanha dedicada à prevenção do suicídio. Este ano, todos os serviços gerenciados pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) aderiram ao Setembro Amarelo e promoveram ações com o objetivo de desmistificar o estigma relacionado a esse tema e conscientizar as pessoas sobre o suicídio, o que pode ser uma importante ferramenta para evitar ou diminuir o seu acontecimento.

Segundo a coordenadora de psicologia do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, Vaneide Delmiro, o suicídio, atualmente, já é considerado um problema de saúde pública no Brasil. “Durante essa campanha aqui no Metropolitano, trabalhamos a temática focando na importância do cuidado com a saúde mental, através da abordagem aos colaboradores com distribuição de lacinhos amarelos e  material informativo sobre fatores protéticos e adoção de hábitos saudáveis. Esse diálogo foi acompanhado de música, com a ajuda da musicista voluntária Clara Bione, como forma de sensibilizar ainda mais os colaboradores e proporcionar um momento de descompressão na rotina de trabalho”, relatou Vaneide.

Dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, alertam para o alto número de pessoas que morrem como resultado de suicídio, mais do que HIV, malária, câncer de mama, guerras e homicídios. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Pensando em transformar essa realidade que atinge o mundo todo, e gera grandes prejuízos à sociedade, no Hospital do Servidor General Edson Ramalho, também foi realizado um trabalho de conscientização alusivo ao Setembro Amarelo.

De acordo com Socorro Melo, psicóloga que atua na unidade, a campanha no Edson Ramalho teve início com um Correio da Vida, onde profissionais, pacientes e acompanhantes tiveram a oportunidade de escrever mensagens para transmitir palavras de apoio, amor e solidariedade para os colegas e pacientes durante todo o mês de setembro. “Nós também fizemos uma semana de palestras sobre suicídio, valorização da vida e preservação da saúde mental. Então, nós fizemos um trabalho generalizado que possibilitou acolhimento, tanto aos pacientes, quanto aos colaboradores e acompanhantes”, frisou a psicóloga.

No Hospital Metropolitano, também foi realizada a escrita de mensagens, mas, segundo Vaneide Delmiro, na campanha deste ano as cartas podiam ser anônimas, ou não, e também direcionadas a alguém específico, ou não. “Nós sugerimos que fossem transmitidos nas cartas conteúdos de superação, esperança, fé, ou até mesmo desabafos pessoais de superação”, explicou a gestora. Essas cartas foram depositadas em uma urna na recepção principal, de forma que qualquer um pudesse ler e se inspirar. Além disso, também foram distribuídas mensagens alusivas à Campanha nas marmitas distribuídas aos familiares e pacientes internos na unidade.

Já no serviço de hemodinâmica instalado no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, os colaboradores contaram com uma palestra sobre saúde mental no trabalho, realizada na última sexta-feira (22). Segundo a coordenadora administrativa da Hemodinâmica de Campina Grande, Andréa Arruda, o momento proporcionou aos colaboradores da unidade muita reflexão sobre o tema, bem como, conhecimento e descontração. “Para fechar com chave de ouro, tivemos a participação musical de Yane Camila, que é enfermeira hemodinamicista, e de Sidneymar, que é auxiliar administrativo em nossa unidade”, afirmou Andrea.

Em Patos, os colaboradores que atuam no serviço de hemodinâmica instalado no Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro participaram de uma ação realizada pela coordenadora de Práticas Assistenciais, Kamila Leite, que visitou todos os setores do serviço de hemodinâmica e realizou conversas sobre o Setembro Amarelo. “Na oportunidade dialoguei com eles sobre a importância da vida e do trabalho que cada um desempenha nos setores da PB SAÚDE, mostrando que de forma direta e indireta todos são importantes na vida de cada paciente, e além disso, na vida de todas as pessoas que estão ao seu redor”, pontuou a gestora.

Setembro Amarelo: Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Embora os números estejam diminuindo em uma perspectiva global, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Postagens Recentes