Colaboradores do Hospital Metropolitano recebem treinamento sobre manejo de pacientes com AVC feito por rede internacional

 em Educação em Saúde

Os colaboradores do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires que atuam diretamente com pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) receberam na quinta-feira (11) uma capacitação para o manejo humanizado destes pacientes. O treinamento foi feito seguindo um padrão internacional adotado em uma rede de mais de 1.500 hospitais, e contou com simulação realística de atendimento.

A capacitação foi realizada por Alessandro Alencar, que é consultor científico da Iniciativa Angels, rede pertencente à farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim, e teve o objetivo de atualizar o conhecimento dos profissionais acerca da doença. O treinamento envolveu o manejo do paciente com AVC, o tratamento destes pacientes e o processo de reabilitação. 

“Quando um paciente com AVC chega ao hospital, nós temos a oportunidade de reverter o quadro clínico agudo, tratando este paciente com um medicamento específico ou por meio de exames feitos em equipamentos de ponta, como os que existem no Hospital Metropolitano. Com essa capacitação, os pacientes que são admitidos nesta unidade têm mais chances de serem atendidos, diagnosticados e tratados em tempo hábil e, com isso, receberem alta com o mínimo de sequela da doença, ou até mesmo sem sequela alguma”, explicou o consultor. 

Vernior Júnior, que é líder de medicina hospitalar no Hospital Metropolitano, explicou que a participação massiva de profissionais de todas as áreas que atendem pacientes com AVC foi fundamental para o sucesso do treinamento.

“Participaram da capacitação profissionais que vão desde o atendimento na chegada do paciente até a ponta de tratamento, ou seja, tivemos presentes maqueiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, técnicos de enfermagem e enfermeiros, profissionais do laboratório, da farmácia, médicos, radiologista, isso tudo para que o atendimento seja coordenado em todas os momentos do atendimento, visando o rápido diagnóstico e rápido tratamento adequado para AVC, que são extremamente importantes para que os pacientes não tenham sequelas”, disse.

O treinamento aconteceu no auditório do hospital, e contou também com simulações de manejo e atendimento, com auxílio dos manequins e equipamentos do Laboratório de Simulação Realística (LabSiR) do hospital, coordenado pelo instrutor e enfermeiro emergencista Walber Frazão.

Segundo Elizanete Magalhães, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Hospital Metropolitano, a meta do núcleo é sempre realizar treinamentos como este, de forma que os colaboradores terão suporte continuado para a atualização das habilidades.

“Nós identificamos as necessidades de treinamentos, seguindo um plano anual realizado junto aos coordenadores. Com isso, também buscamos talentos dentro das próprias equipes, que irão replicar estes conteúdos com os demais colaboradores, criando assim uma rede contínua de melhoria na qualidade da assistência promovida para as equipes multiprofissionais do nosso hospital”, disse. 

Para a diretora geral do Hospital Metropolitano, Louise Nathalie, receber um treinamento deste nível é importante e reforça o comprometimento da unidade hospitalar em não apenas oferecer tratamento médico de qualidade, como também assegurar que os profissionais que atuam no Metropolitano estejam atualizados com as melhores práticas internacionais. 

“Esta capacitação valida o nosso comprometimento com a excelência em atendimento neurológico, e também ressalta nosso potencial como referência nesta área. Acreditamos que investir no aprimoramento contínuo de nossa equipe é fundamental para proporcionar aos pacientes os melhores resultados possíveis”, completou. 

Postagens Recomendadas