Dia Mundial do Coração: Hospital Metropolitano realiza ação preventiva com usuários e colaboradores

 em Campanhas

Celebrado em 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração traz à tona a importância de conscientizar a população sobre a necessidade de adotar um estilo de vida saudável para prevenir as doenças ligadas ao coração e a circulação. Em alusão a data comemorativa, os profissionais de saúde do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação PB Saúde, promoveram, nesta quinta-feira (29), uma ação direcionada a usuários e colaboradores com o intuito de reduzir a incidência de doenças cardiovasculares que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são a principal causa de morte no mundo.

Entre os beneficiados com a ação, estava o aposentado Severino Barbosa, que após os valores obtidos dos níveis pressóricos e glicêmicos, recebeu orientação do especialista.

“Minhas taxas foram um pouco alteradas. Expliquei ao doutor que sou diabético e hipertenso, e mostrei a medicação que tomei pela manhã cedo, mas como vim de longe, já fazia tempo que havia me alimentado, então ele me orientou a se alimentar nas horas certas e tomar minha medicação. Quero agradecer essa recepção que tivemos hoje aqui, foi muito bom”, disse.

Já, dona Terezinha Lúcia, artesã, que também é paciente da instituição, e recebe acompanhamento pela linha de cuidado da Neurologia, também agradeceu a iniciativa. “Graças a Deus, a enfermeira fez o teste e deu tudo certo comigo. E ainda tinha um baquete saudável para nós, com frutas deliciosas. Que Deus abençoe a todos desse hospital”, frisou.

Entre os serviços ofertados, foram realizados teste de glicemia, aferição de pressão, orientações medicamentosas, além de tira-dúvidas com especialistas, como explicou o cardiologista, Lucas Xavier. “É sempre muito necessário esse momento de estar mais próximo das pessoas, porque sabemos a importância da prevenção. O excesso de peso e tabagismo aumentam expressivamente a chance de infarto, entre outras doenças cardiovasculares. Nesta manhã falamos principalmente sobre estar atento para os índices de colesterol, os cuidados com a pressão arterial, evitando o estresse, e a prática regular de exercícios. Foi bastante proveitoso”, pontuou o médico.

As doenças cardiovasculares podem afetar o coração e os vasos sanguíneos, destacando-se a doença arterial coronariana, que envolve dor no peito e infarto agudo do miocárdio, sendo esta a maior causa de morbimortalidade no mundo. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ocorrendo óbito em 30% desses casos.

Durante a ação, os profissionais ainda realizaram um café da manhã saudável com frutas e fizeram a entrega de folders com dicas de prevenção e água mineral, através da parceria com a Cagepa. Segundo a presidente da Comissão de Humanização do Metropolitano, Nícea Almeida, a data já integra o calendário de atividades da instituição, e nos anos anteriores as abordagens ocorreram na orla da capital, contando com a mesma oferta de serviços. “Este ano a nossa Comissão de Humanização, considerou pertinente realizar com os nossos usuários do ambulatório e profissionais de saúde. Ofertando um serviço para promoção da prevenção e conscientização de todos. Estamos felizes por alcançar o objetivo”, destacou.

Principais fatores de risco para doenças cardiovasculares: hipertensão, diabetes, dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue), histórico familiar, estresse, tabagismo, obesidade, sedentarismo e doenças da tireoide.

Dicas de prevenção: Consumir alimentos saudáveis, fazer exercícios físicos, reduzir o estresse, controlar o peso, evitar cigarro e bebidas alcoólicas, realizar check-up anualmente e controlar os níveis de colesterol são hábitos reforçados pelos profissionais de saúde que vão possibilitar viver mais e melhor no futuro.

Postagens Recomendadas