Hospital Metropolitano promove Semana da Criança com atividades lúdicas e terapêuticas

 em Campanhas

A Comissão de Humanização, com apoio da equipe multidisciplinar do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação PB Saúde, elaborou uma programação com diversas atividades lúdicas e terapêuticas, para as crianças internadas na unidade hospitalar. As atividades tiveram início no último domingo (09) e seguem até a próxima sexta-feira (14).

De acordo com a responsável técnica da Terapia Ocupacional que faz parte da Comissão de Humanização do Metropolitano, Renata Gomes, a ideia foi proporcionar a criatividade e a participação social das crianças. “Planejamos várias ações lúdicas para estimulá-los, como oficina de confecção de massinha de modelar, entre outras, além de garantirmos ações terapêuticas para promoção do bem-estar dos nossos pequenos nesse processo de hospitalização, como a visita dos cães do Projeto Terapet”, explicou.

Abrindo a programação, no último domingo (09), um grupo de 8 voluntários do Ministério Sorriso Aberto trouxe com seus personagens muita música e diversão às Enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas. Segundo a líder do Ministério, Raquel Milleli, a proposta da ação foi realizar uma atividade integrativa que levasse uma mensagem de amor, de esperança e de fé.

“Nós compartilhamos com esse público a verdadeira alegria, aquela alegria que não acaba com a nossa saída, mas que pode ser apreciada todos os dias. Nossa proposta é realizar uma atividade lúdica onde possamos interagir, tanto com o paciente, quanto com o acompanhante e profissionais de saúde, através de mecanismos da arteterapia, como a dança, a música, a contação de histórias e os movimentos”, relatou Raquel.

Quem estava presente no momento da ação foi Maria Rita, de 16 anos, que está internada na enfermaria pediátrica para tratamento neurológico. “Eu achei muito importante esse momento, deu para distrair um pouco nosso pensamento e trazer novos olhares para o hospital, fez o ambiente não ficar só com cara de hospital, já que teve muita animação e coisas diferentes” afirmou a adolescente.

A mãe do paciente Davi Lucas, de 2 anos, Cícera Rodrigues, de 37 anos, também pôde aproveitar o momento recreativo com seu filho na enfermaria pediátrica. “Fazer parte dessa atividade foi muito gratificante, estamos aqui lutando pela vida dos nossos filhos, então eu amei esse momento de renovação, me emocionei com as palavras e com a forma de cada um olhar e se portar com nossos filhos. Eles trouxeram muito amor para esse quarto e eu fiquei muito grata com eles aqui presentes, meu filho se animou um pouquinho e eu fiquei mais alegre ainda, pois quando fazem pelos nossos filhos é o mesmo que está fazendo para a gente” contou a mãe emocionada.

Para tornar a semana ainda mais especial, na tarde da segunda-feira (10), as crianças puderam participar de mais uma edição do Projeto Cineteca – Cineminha na Brinquedoteca, com a exibição do filme Valente, acompanhado de pipoca e um lanche especial preparado pela equipe de Nutrição.

Já nesta terça-feira (11), pela manhã, ocorreu a oficina de musicalização infantil, com Clara Bione; e na quarta-feira (12), data em que se celebra o Dia das Crianças, haverá entrega de presentes e contação de histórias com o Programa Alecrim. Para o penúltimo dia de atividades, a equipe promoverá uma oficina de massinha de modelar; e encerrando a programação, a visita do Terapet, que ocorre quinzenalmente na instituição com os cães voluntários do projeto.

Postagens Recomendadas