Hospital Metropolitano realiza simulações para evacuação em caso de incêndio

 em Geral

Treinar as pessoas sobre como agir diante de situações de emergência e assegurar que pacientes, acompanhantes e colaboradores mantenham-se seguros são alguns dos objetivos dos Diálogos de Seguranças (DS) sobre evacuação em caso de incêndio promovidos pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB SAÚDE, com o apoio das equipes de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Brigada de Incêndio da instituição. 

A ação busca instruir, em primeira fase, os colaboradores de todos os setores da unidade com procedimentos que devem ser seguidos para que a evacuação do prédio seja realizada com segurança, em casos de incêndios, conforme explicou o coordenador do SESMT, Igor Dourado. “Seguindo o  Plano de Ação de Emergência (PAE), estabelecemos a realização mensal para que os nossos profissionais sempre se sintam aptos para agir da forma mais adequada em caso de incêndio, estimulando o conhecimento, e mantendo-se atentos de quais procedimentos adotar, e também ter a rota de fuga memorizada”, explicou o gestor.

Ele acrescentou que esse DS é apenas o primeiro passo estabelecido no PAE do SESMT. “Posteriormente, quatro vezes ao ano, realizaremos uma simulação parcial envolvendo um setor inteiro, nela todos os colaboradores do setor vão fazer uma simulação. Também está previsto uma simulação geral anual que irá envolver o Corpo de Bombeiros, colaboradores da unidade, alguns pacientes e acompanhantes”, destacou Igor. 

O técnico em segurança do trabalho, Afonso Albuquerque, ressaltou que os treinamentos fazem com que os colaboradores percam o medo. “Quando não temos informação e estamos em uma situação de risco, acabamos nos deixando levar pela agitação, e pelo medo. Depois destes diálogos, os colaboradores estão se familiarizando com a rota de fuga e já sabem como agir em uma situação de incêndio, ou seja, estão capacitados para proceder com os protocolos de segurança sem entrar em pânico e contribuir para ordem geral no hospital, mesmo diante dessas situações”, frisou

Eurípedes França, enfermeiro do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE), que participou deste DS, afirma ter sido relevante os conhecimentos repassados pelas equipes envolvidas. “Eu vejo que o pessoal do SESMT, da CIPA e da Brigada de Incêndio sempre têm essa preocupação em nos capacitar para diversos cenários e situações que podem ocorrer no nosso dia a dia. Óbvio que a segurança que existe aqui no hospital nos dá confiança de desempenhar o nosso trabalho, mas foi muito interessante eles nos ensinarem como utilizar os extintores adequadamente e, em casos de maior gravidade, como realizar essa evacuação, assim nos sentimentos mais seguros diante das situações que podem acontecer”, relatou o profissional.

A instituição possui um ramal específico para contato interno dos colaboradores em caso de incêndio. “Nós orientamos os colaboradores a entrar em contato por meio do número 9999, pois através dele são acionados  as equipes da brigada de plantão e apoio, que prontamente irão se deslocar ao local do ocorrido, e tomarão as atitudes necessárias”, pontuou a técnica em segurança do trabalho, Isabelle Barreto.

 Todas as ações realizadas visam prevenir acidentes e, desse modo preservar a vida dos que utilizam e trabalham no serviço. “Nós sabemos que os incêndios podem ocorrer por motivos variados, então é vital que nossos colaboradores entendam as principais causas e saibam a forma correta de proceder de modo que não coloquem em risco a segurança deles, de outras pessoas e até mesmo possam se atentar a preservação do patrimônio”, afirmou a técnica de enfermagem e cipeira, Ana Maria.

Postagens Recomendadas