Comissão de Ética Médica do Hospital Metropolitano é empossada pelo CRM-PB

Na manhã desta sexta-feira (10), os profissionais da Comissão de Ética Médica (CEM) do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB SAÚDE, tomaram posse em cerimônia realizada, às 08h30, no Auditório da unidade hospitalar. O mandato dos membros empossados terá validade por um período de 30 meses a partir da data da posse.

A cerimônia foi conduzida pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) e quem iniciou com a palavra foi Antônio de França Neto, presidente em exercício do CRM-PB. Em seu discurso, ressaltou o papel da comissão como um braço da direção do hospital e do CRM, lembrando que ela é independente e tem, especialmente, o papel de mediadora de conflitos dentro da instituição.

“Quero dar os parabéns pela iniciativa, coragem e proatividade dos eleitos em assumir um cargo como membro da Comissão de Ética. Vocês, certamente, contam com o apoio da direção do hospital para atuar de maneira independente. Sobretudo, o que vocês vão fazer é mediar conflitos, podendo instaurar procedimentos preliminares e sugerir ao CRM a abertura de sindicância e de investigação, mas nunca tendo o poder de punição, pois o poder da comissão é opinativo, já que trata-se de uma comissão consultiva” , afirmou o presidente em exercício do CRM-PB.

Em seguida, Antônio garantiu que o conselho estará lutando para proporcionar condições de trabalho ético, para que os profissionais possam exercer a medicina com dignidade. “Sabemos que tudo isso é importante para que vocês possam prestar a melhor assistência possível à população que faz uso desse equipamento de saúde, que deve ser o orgulho de todos paraibanos. Esse hospital é um hospital público que causa inveja em qualquer lugar onde nós chegarmos nesse país e este é um padrão que devemos lutar para ser mantido”, frisou o gestor.

A eleição da comissão foi realizada em 05 de janeiro deste ano, data em que os colaboradores escolheram entre duas chapas. No total, 6 médicos foram empossados na cerimônia. Como membros titulares: o cardiologista, Romulo Leal, o neurologista,  Rafael Andrade, a infectologista, Monnara Lucio. Como suplentes, tomaram posse: o cardiologista Guilherme Athayde, a neurologista Juliana Magalhães Leite e o médico hospitalista Antônio Fernandes Machado Filho.

O diretor hospitalar do Metropolitano, Adriano Sousa, agradeceu a toda a equipe que participou da organização do processo eleitoral. “É com grande satisfação que nós temos essa cerimônia de posse dos membros da Comissão de Ética Médica aqui no Metropolitano. Quero agradecer a todos que tornaram possível a realização desse momento. Sabemos como a Comissão é importante para nossa instituição e estou certo de que os membros eleitos irão atuar nas condições de trabalho dos médicos que tanto precisam de suporte para prestar uma boa assistência aos nossos pacientes”, disse o gestor.

Presente na ocasião, o segundo secretário do CRM-PB, professor Valter Fernando de Azevedo, discorreu sobre a satisfação em ver que os empossados foram seus alunos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e também trouxe à tona o desafio que os membros têm pela frente. “O CRM é a casa do médico, protege muito mais do que acusa. E vocês, vão ajudar o CRM, protegendo também o inverso. O trabalho de vocês é resolver 80% do problema que pode ser resolvido aqui, sem necessidade de utilizar o CRM”, pontuou.

Para o diretor de Fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, também é importante essa comissão ser proativa na tentativa de evitar que os problemas ocorram, observando eventos da rotina do hospital. E acrescentou sobre a importância dos empossados desenvolverem o sentimento de pertencimento ao papel que estão desempenhando. “Esse hospital é nosso, é da população, é do povo, nós somos do povo, o CRM é de vocês. Todos nós temos que usufruir e cobrar do conselho, a questão ética está sendo colocada, às vezes, debaixo do tapete, e temos que resgatar isso. Não podemos perder o valor ético da nossa profissão. Parabenizo e desejo sucesso a todos os envolvidos”, concluiu o gestor.

Postagens Recentes