Hospital Metropolitano recebe certificação nacional de Alta Conformidade pelas práticas de Segurança do Paciente

 em Geral

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou a Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente, em unidades hospitalares de todo o país, referente ao ano de 2022. O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação PB Saúde, apresentou bom desempenho e está de acordo com a Avaliação Nacional. A certificação, ocorreu nessa terça-feira (19), na sede da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), em João Pessoa.

Segundo o diretor geral da Agevisa, Geraldo Menezes, para receber a certificação, os locais avaliados precisam atender a 21 indicadores relacionados à estrutura, ao processo e à gestão de riscos com as práticas de Segurança do Paciente. “Além do diagnóstico das unidades de terapia intensiva (UTIs) de todo o país, a Avaliação Nacional tem evidenciado o bom desempenho do nosso estado. A Paraíba vem se destacando no estímulo à Cultura da Segurança do Paciente e estamos em 3° lugar nacional. O Hospital Metropolitano, assim como outros que hoje recebem o título, comprovam que as boas práticas vêm gerando resultados. E quem ganha sempre é o paciente”, discursou.

Na cerimônia, a gerente de enfermagem, Mara Patríccia Souza., e a coordenadora da UTI Endovascular e Assessoria de Pele, Anny Michelly, do Metropolitano, remeteram o título recebido ao empenho de todos os profissionais do complexo. “Nós prezamos e utilizamos os Protocolos de Segurança do Paciente, e junto ao NEP (Núcleo de Segurança do Paciente) realizamos de forma contínua ações de promoção à prevenção à eventos adversos, não só com os nossos profissionais, mas também com o próprio paciente, orientando e estimulando em seu processo de tratamento e recuperação”, pontuaram.

Para a diretora geral da unidade de saúde, Louise Nathalie, o título revela a prestação de um serviço de qualidade aos usuários. “Ficamos felizes com o resultado alcançado após avaliação, mas cientes de que atuar na saúde pública é uma constante busca por melhorias, e dentro dessa premissa, seguiremos fazendo o melhor por cada um dos nossos pacientes”, frisou.

Sobre a Avaliação: A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente constitui uma medida de regulação adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), desde 2016, para verificar a conformidade aos indicadores das práticas de segurança do paciente pelos serviços de saúde com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os equipamentos avaliados precisam atender a 21 indicadores relacionados à estrutura, ao processo e à gestão de riscos relacionados com as práticas de segurança do paciente – baseados na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Anvisa nº 36/2013. Além de preenchimento de formulário e comprovação documental, os hospitais passaram por vistoria presencial.

Postagens Recomendadas