Outubro Rosa: Programação alusiva à campanha de prevenção ao câncer de mama tem início no Metropolitano

 em Campanhas

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, realizou na manhã desta terça-feira (10), na instituição, a abertura das ações em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. No período da manhã foi realizada uma acolhida aos servidores com entrega de laços símbolo da campanha. Homens e mulheres também puderam participar de uma palestra sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce. 

De acordo com a médica Camila Nóbrega, qualquer pessoa corre o risco de desenvolver o câncer. “Não há ninguém que possa dizer que é imune à doença. A prevenção é o primeiro passo. Ter hábitos de vida saudáveis ajuda a evitar o desenvolvimento de doenças, contudo, ninguém está imune de receber um diagnóstico de câncer de mama, por isso é de suma importância, para o alcance da cura, que ele seja feito de forma precoce, bem no início da doença”, destacou a palestrante.

Consciente disso, a técnica de enfermagem, Susana Sousa, 42 anos, comentou que tem parentes que tiveram câncer e, por isso, a atenção é redobrada. “Como eu já tenho histórico na família, sempre faço meus exames. Ultrassonografia da mama e outros. Sempre que posso também estou orientando outras mulheres e incentivando ao autocuidado e autoexame”, discorreu.

Na ocasião também foi discutido sobre o câncer de colo uterino, entre outros temas, a fim de contribuir para disseminação de informação, visando a redução da mortalidade em razão da doença. Ao fim, foram realizadas dinâmicas, entre os participantes esteve o coordenador de enfermagem, João Viana, presente na palestra, participou com outros profissionais, de uma dinâmica com perguntas e respostas. 

Como parte das ações, as atividades desenvolvidas ao longo do mês contemplarão ainda pacientes internados na unidade de saúde, com a oferta de serviços voltados ao bem-estar e cuidados com a pele, além de rodas de conversas semanais com as acompanhantes, distribuição de folder explicativo sobre autoexame, entre outras atividades integrativas.

Segundo a diretora do Metropolitano, Louise Nathalie, têm sido realizadas junto ao núcleo de Recursos Humanos a triagem de mulheres acima de 40 anos, servidoras da Fundação PB Saúde, para realização de uma consulta prévia na instituição, seguida de orientação para uma busca especializada. “Nós temos orientado as nossas colaboradoras a buscarem o Centro de Diagnóstico do Câncer (CEDC), localizado à Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa, para realização de exames complementares e tratamento necessário. A prevenção sempre será a nossa bandeira”, concluiu.

Sobre o  CEDC – referência estadual para o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino. O local oferece serviços como consulta especializada com mastologista, mamografia digital, ultrassonografia mamária, punção aspirativa por agulha fina, biópsia de mama através de procedimento minimamente invasivo, anatomopatológico (exame que vai confirmar ou não se a lesão é positiva para câncer).

A Campanha do Outubro Rosa é um movimento que ocorre durante todo o mês e visa conscientizar e disseminar conteúdos a respeito da prevenção e do tratamento do câncer de mama, incentivando as mulheres a realizarem a mamografia e o seu autoexame.

Postagens Recomendadas