Pacientes internados no Hospital Metropolitano são ‘adotados’ por colaboradores e recebem cartinhas e presentes no Dia dos Pais

 em Humanização

Os pacientes que estão internados no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), estão tendo um Dia dos Pais especial este ano. Sem poder passar esta data especial com a família, eles foram “adotados” pelos colaboradores da unidade, que enviaram centenas de cartinhas e presentes, em uma ação coordenada que começou na sexta-feira (11) e vai durar todo o mês de agosto.

Severino do Ramo, que está na enfermaria cardiológica, foi um dos pais que recebeu cartas e presentes, entregues por integrantes da Comissão de Humanização Hospitalar. Ele, que estava acompanhado do filho, recebeu as cartinhas emocionado.

“Achei muito sensível da parte das pessoas nos presentear com esse ato de carinho. Não vejo a hora de ler todas as cartas e depois poder agradecer a todos que escreveram para mim”, disse. 

De acordo com Jucelene Cardoso, coordenadora de Recursos Humanos do Hospital Metropolitano e integrante da Comissão de Humanização Hospitalar, a ideia da campanha “Adote um Pai” foi pensada com o objetivo de criar uma memória afetiva nos pacientes, durante o período de internação.

“Todos os pacientes que são pais e que estão na unidade, ou que vão estar até o fim de agosto, vão receber cartas. Os colaboradores adotaram uma ou mais de uma cartinha, escreveram uma mensagem de próprio punho, e alguns até resolveram comprar presentes. Mesmo longe de casa, vivendo um período delicado, estes pais vão saber que são amados e importantes para a família, e um ato como esse contribui inclusive para a recuperação deles”, explica.

Ainda conforme Jucelene, a adesão por parte dos colaboradores foi máxima, com “filhos adotivos” de diversos setores: da assistência à equipe administrativa, passando pela diretoria e também pelos serviços terceirizados de segurança e limpeza. “Todo o corpo do hospital trabalha na mesma missão, de salvar vidas. Este tipo de ação aproxima os colaboradores de todos os setores aos pacientes que estão sendo cuidados, e essa proximidade contribui para um clima organizacional saudável”, disse.

De acordo com o diretor técnico do Hospital Metropolitano, Matheus Agra, que também “adotou” um pai no projeto, a campanha chegou para ficar, e a meta é que outros hospitais da Paraíba e do Brasil passem a replicar a ação. “Esta é uma campanha que aquece o coração, porque faz com que aquele paciente que está numa situação tão vulnerável, de adoecimento, se sinta amado, acolhido. Acredito que esse seja verdadeiramente o sentido dessas datas comemorativas: trazer carinho e amparo para as pessoas, fazendo com que se sintam parte e merecedoras desse afago”, concluiu.

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