PB SAÚDE promove capacitação de multiplicadores dos 12 hospitais de referência do Programa Coração Paraibano

em Educação em Saúde

Na última quarta-feira (19), o ciclo de capacitações para os colaboradores que atuam nos 12 hospitais de referência em cardiologia da Paraíba foi encerrado com uma palestra sobre tratamento do infarto agudo do miocárdio (IAM) na emergência. A capacitação, ministrada pelo cardiologista João Moraes, foi realizada no auditório do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB SAÚDE), e contou com a participação dos profissionais de todos os hospitais de referência que atuam no Programa Coração Paraibano.

Para a coordenadora da Educação Permanente da PB SAÚDE, Bibianna Agra, ter profissionais capacitados para atuar em tempo hábil no casos de emergência cardiovascular, em todas as regiões da Paraíba, é essencial para o bom funcionamento da saúde pública e o pleno desempenho do programa Coração Paraibano. Bibianna frisou que esses treinamentos têm como objetivo final reduzir o índice de mortalidade e morbidade decorrentes do IAM no Estado.

“É de interesse da PB Saúde, e do Governo da Paraíba, que nossos profissionais estejam cada vez mais especializados no tratamento correto e eficaz do infarto agudo do miocárdio. O Coração Paraibano agora é uma referência nacional no tratamento dessa emergência médica e isso aumenta nossa responsabilidade na gestão desse serviço. Então, nosso objetivo é aperfeiçoar constantemente a qualidade da assistência ofertada aos cidadãos paraibanos e expandir a prestação desse serviço”, pontuou a gestora.

O coordenador das bases descentralizadas do Coração Paraibano e do transporte aeromédico da Paraíba, Elvio Lievert, esteve presente na capacitação representante da Secretaria de Saúde. Ele reforçou a importância do ensino nivelado por igual para os profissionais que atuam nos centros de referência em cardiologia do Estado. “Nosso objetivo é que exista essa uniformidade em toda Paraíba. Nós temos o suporte de hemodinâmica nas três macrorregiões, o serviço de transporte inter-hospitalar, um complexo regulador que faz todo esse processo para que o paciente seja referenciado e atendido da melhor forma e no tempo mais rápido possível”,

Essa capacitação foi o fim de um ciclo de treinamentos que teve início em 03 de maio, no Hospital Regional de Cajazeiras, e já capacitou mais de 360 profissionais que atuam nos hospitais de referência, de acordo com o docente e enfermeiro do Hospital Metropolitano, Walber Frazão. Ele foi o responsável por ministrar os treinamentos nos hospitais de referência e contou um pouco sobre o objetivo dessa formação.

“Nós realizamos o treinamento nos 12 hospitais de referência para que os profissionais tenham conhecimento de como funciona o protocolo de dor torácica do Programa Coração Paraibano. Então, eles aprenderam, desde o reconhecimento inicial dos sinais e sintomas, até a realização de todos os tipos de eletrocardiograma que fazemos aqui, também foi explanado como é feito o cálculo das doses do trombolítico, a forma correta de fazer diluição e a administração desse medicamento”, explicou o pós-graduado em Urgência e Emergência e Atendimento Pré-Hospitalar.

De acordo com Walber, os treinamentos tiveram início nas unidades de referência mais distantes das hemodinâmicas gerenciadas pela PB Saúde. “Princesa Isabel, Sousa e Catolé do Rocha são as cidades que demoram mais de uma hora e meia para chegar até o serviço termodinâmica, então começamos o treinamento nestes locais, pois os profissionais que atendem nessas cidades têm que estar muito bem qualificados em fazer, quando necessário, a trombólise do paciente. Quando o paciente recebe essa medicação, ele tem até 24 horas para chegar até a hemodinâmica”, relatou o docente.

O ministrante da capacitação realizada na última quarta-feira (19), João Moraes, alertou que a população precisa estar atenta aos sintomas do infarto, como dor no peito, queimação e sudorese com náusea, principalmente, idosos, fumantes, pessoas com hipertensão e diabetes.

“Ao se deparar com algum desses sintomas, é preciso procurar um hospital o mais rápido possível, pois o infarto agudo do miocárdio é a doença que mais mata no mundo. Essa revisão de conhecimento destes profissionais, é de extrema importância para que eles estejam habilitados a tratar essa emergência com agilidade e cada vez melhor, salvando mais vidas”,  frisou o presidente da associação brasileira de medicina de emergência em Pernambuco.