Profissionais celebram Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional com semana de palestras no Hospital Metropolitano

 em Educação em Saúde

Para lembrar as pessoas sobre a importância da reabilitação rápida e da redução no tempo de leito, atividades que ajudam na recuperação dos pacientes o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires realizou nesta segunda, terça e quarta-feira (9 a 11 de outubro) uma série de palestras alusivas ao Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. 

“O objetivo dessa ação foi integrar os profissionais da fisioterapia e da terapia ocupacional, promovendo tanto momentos de descontração e integração quanto de compartilhamento de experiência e de aprendizado”, explicou Auriceli Gomes, fisioterapeuta diarista da UTI Neurológica e uma das organizadoras do evento.

A programação aconteceu no auditório e no Laboratório de Simulação Realística do Hospital Metropolitano. Na segunda-feira, os profissionais participaram do minicurso de Ultrassonografia Pulmonar e Diafragmática, ministrado por Wellington dos Santos Lima Júnior. Já na terça-feira, o tema do minicurso foi Usos e Indicações da Cânula Nasal de Alto Fluxo Adulto e Pediátrico, ministrado por Cláudia Cantagalli Soléo.

No último dia do evento, houve uma abertura da mesa com a palavra de Décio Sena, Coordenador da Fisioterapia. Em seguida, foram realizadas duas palestras: “Gestão em Fisioterapia”, com Walter Santana de Araújo; e “A Atuação do Fisioterapeuta em Pós Operatório de Cirurgia Cardíaca”, com Sweltton Rodrigues Ramos da Silva. 

“Estes minicursos e palestras são recorrentes e mostram nosso cuidado com a atualização permanente dos profissionais e, com isso, favorecer o atendimento à população. Os pacientes que vêm para cá têm a certeza de que vão encontrar profissionais capacitados e cada vez mais atualizados sobre os assuntos mais recentes de suas áreas”, concluiu Auriceli.

Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional: O Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional foi criado por meio de um decreto-lei que regulamentou a atividade desses profissionais no Brasil em 13 de outubro de 1969. A data se tornou oficial, por meio de uma lei, sancionada em 2015. Internacionalmente, a data é celebrada em 8 de setembro. A comemoração celebra o trabalho do profissional ligado à área da saúde que auxilia na recuperação física do corpo humano.

Postagens Recomendadas