Profissionais de Serviço Social fortalecem o elo humano e comemoram Dia do Assistente Social com oficina e palestras no Hospital Metropolitano

em Educação em Saúde

Nesta quarta-feira (15) é comemorado o Dia do Assistente Social, uma data alusiva para reconhecer o papel fundamental desses profissionais na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora. No Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), essa data foi marcada por uma série de atividades abertas para profissionais de outras unidades hospitalares, que destacam o compromisso do serviço social em oferecer suporte integral aos pacientes e seus familiares.

Pela manhã, a equipe de Serviço Social do HM recebeu profissionais da área que atuam em outros hospitais estaduais e municipais de unidades da Grande João Pessoa, para uma oficina com o tema “A atual conjuntura do SUS: desafios e atribuições do assistente social no âmbito da saúde”, ministrada por Graça Miranda, professora doutora do departamento de Serviço Social da UFPB.

“A gente discute e traz situações do dia a dia, problematizando a realidade e apontando caminhos e perspectivas do que fazer, em busca de resolutividade diante das situações. Foi uma discussão ampla, por meio da análise de conjuntura do sistema capitalista, da política de saúde dentro deste contexto, com especificidades do Serviço Social. Assim, refletimos o dia-a-dia da rotina profissional deste setor, quais os desafios da atividade, e como solucioná-los”, disse Graça.

Após a oficina, foram apresentadas duas palestras: “A importância dos instrumentos técnicos no cotidiano profissional do Assistente Social”, ministrada por Najila Brandão; e “A atuação do Serviço Social no Hospital Metropolitano: possibilidades e desafios”, ministrada por Priscila Almeida. Ambas são assistentes sociais que atuam no Hospital.

Para a coordenadora do Serviço Social do Hospital Metropolitano, Carmen Lúcia, a capacitação constante dos profissionais, que pela primeira vez foi estendida para assistentes sociais de outras unidades, é um passo fundamental para a busca na excelência no atendimento à população paraibana.

“A gente sempre busca trazer espaços de formação continuada para nossos profissionais. Neste dia alusivo ao Dia do Assistente Social, expandimos o debate para outros espaços de saúde, além de transmitir, ao vivo, pela internet, toda a programação da oficina e das palestras. A nossa profissão é desafiadora, então a gente sempre busca estes momentos de conhecimento para fortalecer a nossa atuação. É um dia festivo, celebrativo, de alegria, em que além de comemorar, também aproveitamos para compartilhar o nosso conhecimento e atuação do setor com os visitantes”, disse Carmen.

No turno da tarde, durante o horário das visitas, a equipe de Serviço Social também fez um pit stop com colaboradores do hospital, acompanhantes e visitantes. O objetivo foi informar às pessoas, por meio de panfletos e folders, sobre o trabalho desempenhado pela assistência social.

Atualmente, a equipe de Serviço Social do Hospital Metropolitano é composta de 22 pessoas, sendo 20 assistentes sociais, um assistente administrativo e uma coordenadora. O trabalho da equipe vai desde a chegada dos pacientes e acompanhantes no hospital até alta hospitalar.

“De início nós acolhemos os pacientes e seus familiares, fazemos a entrevista social e a orientação sobre os direitos sociais destas pessoas. Durante a internação, são feitas visitas à beira leito para conhecer os pacientes e as dinâmicas familiares, iniciando intervenções a partir das demandas identificadas. Também realizamos o acompanhamento nos momentos de visita e apoiamos e orientamos os familiares de pacientes no momento da alta ou após notícia de óbito”, explica Carmen.

Segundo a coordenadora, além do trabalho direto com pacientes e familiares, também são executados planejamentos de ações que garantam a participação e promoção de melhores níveis de bem estar da população usuária do serviço, por meio de projetos de humanização e educação e saúde.