3ª edição do Projeto ‘Palavras de Curam’ realiza entrega de cartas aos profissionais do Hospital Metropolitano

em Humanização

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação PB Saúde, estava mais colorido e musical na tarde da última segunda-feira (22), graças a programação da 3ª edição do projeto Palavras que Curam, que realiza a entrega de cartas escritas por pacientes, acompanhantes e usuários do serviço, em agradecimento à assistência realizada, e visando o incentivo a continuidade do trabalho prestado pelos profissionais.

Nesta edição o tema abordou a temática: ‘Semeando Cuidado e Colhendo Gratidão’, e há cerca de 2 meses foi realizado a coleta das cartas, pelas equipes de Terapia Ocupacional, Serviço Social, Fonoaudiologia e Psicologia. O trabalho resultou na escrita de mais de 250 cartas, que propiciou a entrega na última segunda-feira, com um evento promovido pela equipe multiprofissional que contou com a participação do cantor e compositor, Raifi Sousa, concursado da PB SAÚDE, que atua como técnico em radiologia na unidade hospitalar.

Com a carta em mãos os colaboradores se emocionaram e agradeceram. “Sem dúvidas esse é um momento ímpar e bastante revigorante para nós profissionais. Eu tive a feliz coincidência de ler palavras que realmente precisava ouvir hoje. Sei que todos os outros colegas profissionais também se sentem assim. Somos gratos a cada um que tirou um tempinho para nos escrever”, declarou, Susana Silva, enfermeira da instituição.

De acordo com a responsável técnica da fonoaudiologia do Metropolitano, Simone Lins, esse reconhecimento resulta na motivação dos colaboradores no desenvolvimento de suas atribuições com excelência. “Quando estamos bem, quando amamos o que fazemos e vemos como somos importantes para o outro, nos motivamos a fazer nosso trabalho com eficiência, além dos princípios da humanização, existe esse outro cenário que é importante, porque todos os dias nós estamos lidando com pessoas e famílias adoecidas e nós precisamos estar bem para fazer uma reabilitação eficiente e trazer esse momento de paz para essas famílias e esses pacientes”, pontuou a fonoaudióloga.

Para a responsável técnica da Terapia Ocupacional, Renata Gomes, trazer nesta edição a homenagem aos nossos colaboradores foi também uma forma de acolher e integrar os profissionais que estão chegando na casa após o concurso e o processo seletivo. “Humanizar esse cuidado é essencial para que eles se sintam acolhidos e homenageados. Nossa intenção é fazer com que eles saiam deste evento renovados de fé, de coragem, de inspiração, de motivação e de gratidão. Tudo foi preparado com muito carinho para que pudéssemos, utilizando os princípios da humanização e do acolhimento, de fato aquecer corações e curar quem precisa ser curado”, completou a terapeuta, feliz em ouvir o feedback dos colaboradores que participaram do momento.

Na ocasião, o diretor de Atenção à Saúde, Gilberto Teodozio, parabenizou os envolvidos na realização do evento e também todos que participaram da iniciativa. “Esse projeto proporciona um momento de renovação para todos nós. Receber uma carta com palavras de agradecimento de um usuário, familiar ou até colega de trabalho, pela atitude que desenvolvemos é bastante enriquecedor. Agradecemos a cada um que participa e abraça essa iniciativa”  discorreu o gestor.

Simone Lins, acrescentou ainda que tem recebido feedbacks de colaboradores de outras instituições que gostaram da ideia. “Muitas pessoas deram feedbacks positivos quando viram as fotos das redes sociais, inclusive, uma professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) já entrou em contato comigo para se aprofundar sobre esse projeto institucional e implantar ele na universidade federal”, acrescentou a fonoaudióloga, relatando como estava realizada e com a sensação de missão cumprida após semear o cuidado e colher a gratidão de todos os envolvidos.

Projeto Palavras que Curam – edições anteriores: A  1ª edição ocorreu em dezembro de 2019, oportunizando mais de 40 pacientes das enfermarias neurológicas e cardiológicas do Hospital Metropolitano, com cartas escritas pelos familiares dos internos, e posteriormente entregues e lidas pelos profissionais da  Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Já a 2ª ocorreu em junho de 2020, com foco nos profissionais de saúde que atuavam no combate à pandemia, nesta edição a campanha foi abraçada pelas redes de ensino estadual e particular de todo o estado, recebendo cartas de adolescentes do ensino fundamental.