Hospital Metropolitano atinge número recorde de cirurgias mensais na história da unidade

 em Geral

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires (HMDJMP), inaugurado em 4 de abril de 2018, celebra esta semana 5 anos de existência, e neste período a unidade realizou diversos procedimentos cirúrgicos na área de Neurocirurgia Adulto e Infantil, Eletrofisiologia, Cirurgia Cardiológica Adulto e Infantil, Cardiologia Intervencionista, Diagnóstico por Imagem, entre outros, através da assistência pública em saúde.

Em 2022, a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB SAÚDE), Fundação Estatal, que pertence ao Governo do Estado da Paraíba, passou a administrar o complexo hospitalar, através de Contrato de Gestão regido pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba.  O marco deste novo modelo de gestão na unidade de saúde é expressado também no recorde de procedimentos cirúrgicos realizados.

No intervalo de um mês, em março deste ano, segundo os dados da PB SAÚDE, foram realizados 143 procedimentos de cirurgia neurológica adulto, 65 procedimentos de cirurgia cardiovascular adulto e 8 procedimentos de eletrofisiologia. “Os números representam o maior marco histórico realizado em um único mês. É gratificante saber que estamos contribuindo para o tratamento definitivo de patologias cirúrgicas de vários cidadãos paraibanos”, afirmou o superintendente da PB SAÚDE, o médico intensivista, Luiz Gustavo César.

Em termos percentuais, no último mês houve um aumento de 186% nos procedimentos de neurocirurgia, em relação à média mensal dos últimos 60 meses. Entre os mais comuns realizados estão: Ressecção de Tumor Cerebral, Procedimentos de Artrodese (tratamento de doença degenerativa da Coluna Vertebral) e Procedimentos Cirúrgicos de Ressecção de Tumor Medular.

Já, no caso da cirurgia cardiovascular, o aumento foi de 85,7%. Sendo nestes os procedimentos mais frequentes: Cirurgia de Revascularização Miocárdica, Cirurgia de Troca Valvar e Cirurgias de Aorta, que salvaram a vida de dezenas de paraibanos, no intervalo de 30 dias.

E, na eletrofisiologia, houve um crescimento de 300% em comparação aos demais meses, sendo a que representou maior aumento no mês. Esta área é uma subespecialidade complexa na Cardiologia que tem a função de diagnóstico e tratamento dos distúrbios do ritmo do coração, de forma minimamente invasiva. Dentre os procedimentos cirúrgicos, destaca-se a ablação, realizada através de hemodinâmica, dos feixes anômalos que causam distúrbios do coração.

Para Luiz Gustavo, o crescimento exponencial no número de cirurgias no último mês reforça o sucesso das decisões estratégicas e do monitoramento constante dos dados, que permitem uma análise criteriosa e a identificação de oportunidades de melhoria, implementadas a cada mês.

“Com esses resultados, a PB SAÚDE reafirma o compromisso em oferecer uma assistência de qualidade e humanizada, valorizando sempre a vida e a dignidade dos pacientes, e trabalhando incansavelmente para aprimorar os serviços de saúde e contribuir para o avanço da assistência pública na Paraíba, afinal a Fundação é de todos os paraibanos, e está à disposição dos que mais precisam”, completou o gestor.

Postagens Recomendadas