Hospital Metropolitano celebra cinco anos de serviço com ato ecumênico e homenagens de gestores, colaboradores e pacientes

 em Geral

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB SAÚDE), completou nesta terça-feira (4) cinco anos de funcionamento desde a sua inauguração. A comemoração do aniversário da unidade de saúde, que é referência no atendimento de alta complexidade neurológica, cardiológica e endovascular, aconteceu nesta quarta-feira (5), e contou com um momento de celebração entre gestores, colaboradores e pacientes, incluindo um ato ecumênico e homenagem aos usuários do serviço.

Presente na solenidade, o secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, ressaltou a importância dos trabalhos desenvolvidos na unidade hospitalar, que é coordenadora do programa Coração Paraibano. “Em março o Metropolitano bateu recorde de cirurgias e procedimentos eletivos, e temos como desafio, ainda esse ano, ampliar as cirurgias cardiológicas e neurológicas infantis. Acho importante falar sobre o programa Coração Paraibano. Nos últimos 20 dias, foram mais de 150 paraibanos atendidos através deste programa que é uma inovação no atendimento de urgências cardiológicas e já está chamando a atenção Ministério da Saúde”, afirmou Jhony. 

Conduzida pela coordenadora de Enfermagem da Internação Clínica do hospital, Márcia Germana, a cerimônia foi aberta com um discurso do diretor-superintendente da PB SAÚDE, o médico Luiz Gustavo César, que fez uma reflexão indagando se o bispo Dom José Maria Pires teria orgulho de ter seu nome vinculado a instituição. 

“Em cinco anos de fundação já fizemos cirurgias neurológicas, cardíacas e endovasculares de grande porte e de alta complexidade. Tivemos investimentos jamais vistos na história desse estado, o governador João Azevedo investiu, recentemente, em torno de 15 a 20 milhões de reais só em equipamentos. Hoje temos dois aparelhos de hemodinâmica; o tomógrafo mais moderno de todo estado, incluindo centros particulares; um aparelho de ressonância e as salas cirúrgicas com todo o aparato necessário. Então, será que Dom José Maria Pires tem orgulho de ter dado o nome dele para a instituição? Ao meu ver, essa resposta é positiva”, pontuou o gestor.

Além de Luiz Gustavo, também estavam presentes na celebração a diretora geral do Hospital Metropolitano, Louise Nathalie; o diretor técnico do Hospital Metropolitano, Matheus Agra; a diretora de Atenção à Saúde da PB SAÚDE, Ilara Nóbrega; o diretor Administrativo e Financeiro da PB SAÚDE, Alexandre Farias; e  o deputado estadual João Gonçalves. Em sua fala, a diretora geral do Metropolitano destacou a importância do coração paraibano ter escolhido como unidade coordenadora do projeto. “Hoje, esse projeto está alcançando planos nacionais e até internacionais e isso deve-se ao desempenho de cada um de vocês”, relatou Louise Nathalie.

Para proporcionar um momento de conexão com a espiritualidade aos presentes, o ato ecumênico contou com mensagens de três líderes das tradições religiosas que representam parte da diversidade de credos e religiões do Brasil, o padre José Cláudio de Almeida, a yalorixá Lúcia de Fátima, e o pastor Jaime Ferreira. Todos os representantes religiosos trouxeram em seu discurso a importância de cuidar tanto da saúde física, quanto da saúde emocional e espiritual.

“Agradecemos por tudo de bom que Deus tem feito em nossas vidas e é importante lembrar que precisamos de saúde, não somente física, mas também espiritual e psicológica”, expressou o padre. “Nossa missão aqui é levar fé e esperança para as pessoas, eu peço que Deus continue abençoando todos os colaboradores deste hospital com sabedoria, para que ele cresça a cada dia mais”, desejou o pastor. “Para mim esse é um momento muito especial, pois eu também sou enfermeira e prestei durante muitos anos assistência à população paraibana. Peço ao nosso Deus, Olodumaré, que traga o bem, o discernimento e a força para toda esta equipe que faz o Hospital Metropolitano”, afirmou a yalorixá.

Representando os pacientes e ex-pacientes do Metropolitano, Agerton Nogueira, paciente de número 1.100 a receber alta durante a pandemia de Covid-19, foi homenageado na celebração. “Na época da minha alta, quando eu passei pelos corredores e vi todos os profissionais me aplaudindo: médicos, enfermeiros, técnicos e toda equipe, foi muito emocionante. Minha família estava junto e, naquele momento, foi como se Deus tivesse me dado mais uma oportunidade. Então eu tento aproveitar essa oportunidade da melhor forma possível todos os dias”, relatou o paciente, emocionado.

Já Andrea Santos, profissional que representou os colaboradores da unidade  e que atua no Metropolitano desde a sua fundação, há cinco anos, relembrou sua trajetória. “Eu entrei aqui no Metropolitano como técnica de enfermagem e, com empenho e dedicação nas minhas atividades diárias, fui promovida para enfermeira. Então fiz o concurso da PB SAÚDE na fé de passar, e consegui. Agora estou atuando no bloco cirúrgico como enfermeira e, graças ao Governo do Estado, hoje posso contar com o piso da enfermagem que deu mais dignidade para a profissão. Então só quero dizer que estarei sempre à disposição da população paraibana para junto com meus colegas que atuam no Hospital Metropolitano continuar salvando mais vidas”, concluiu.

Após a solenidade, todos os convidados que falaram no evento receberam um certificado de participação, e os funcionários que estavam na unidade foram presenteados com bolos de pote comemorativos dos cinco anos do hospital. A celebração também aconteceu por meio das redes sociais, onde vários profissionais, pacientes e familiares compartilharam fotos em um mural exclusivo da comemoração.

Sobre o Hospital Metropolitano – O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, com sede em Santa Rita, é um hospital de alta complexidade referência em Cardiologia, Neurologia e Endovascular. A unidade foi inaugurada em 04 de abril de 2018 e, desde 2021, é gerenciada pela PB SAÚDE, ofertando serviços de saúde de forma universal, igualitária e gratuita, sob a regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), seguindo os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS). Em junho de 2020, recebeu o credenciamento para a realização de transplante cardíaco pelo Ministério da Saúde. Em 26 de março de 2022, a unidade realizou o primeiro transplante 100% SUS na Paraíba, e o segundo transplante aconteceu em 18 de janeiro de 2023. Em março de 2023, o Metropolitano se tornou o hospital coordenador do programa Coração Paraibano.

Postagens Recomendadas