Formação em curso de Brigada de Incêndio é realizada com colaboradores do Hospital Metropolitano

 em Educação em Saúde

Estar preparado para agir diante de uma emergência é fundamental para quem trabalha em qualquer instituição, principalmente em uma unidade de saúde. Para garantir a segurança de todos que frequentam o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB SAÚDE, está sendo realizada entre os dias 19 e 26 de outubro a formação em um curso de Brigada de Incêndio com os colaboradores da unidade. 

Quem sabe muito bem a importância desse tipo de capacitação é a coordenadora da Assessoria de Comunicação do Metropolitano, Mayara Dantas, que é brigadista há 3 anos na unidade hospitalar e, em junho de 2021, precisou atuar no combate a um princípio de incêndio. “Recebemos o chamado para combater as chamas que iniciaram na área externa do Hospital, mas bem próximo à Recepção. A equipe plantonista foi composta por oito profissionais, na época, e vimos o quão significativas foram as instruções recebidas no treinamento para sermos ágeis e resolutivos, preservando a vida dos usuários e os bens da instituição”, destacou. 

A capacitação para Brigada de Incêndio é realizada anualmente por uma empresa terceirizada e visa treinar funcionários de todos os setores da unidade hospitalar sobre como fazer a correta abordagem em caso de prováveis intercorrências. No total, foram formadas 4 turmas para realizar o treinamento nos turnos manhã e tarde, com carga horária de 16 horas de instruções teóricas e práticas.

O maqueiro e líder da brigada de incêndio do Metropolitano, Paulo Camilo, ressalta a importância de os colaboradores da unidade hospitalar participarem da formação. “Adquirir os conhecimentos que são passados nesse treinamento pode salvar uma vida, nós aprendemos a combater um princípio de incêndio, a ajudar em uma rota de fuga e isso é importante em todos os ambientes, mas principalmente no ambiente hospitalar, onde frequentam e estão internadas muitas pessoas debilitadas”, relatou. 

Paulo, que também é bombeiro civil, enaltece ainda a qualidade dos equipamentos de segurança que a unidade dispõe. “Aqui no Metropolitano dispomos de todos os equipamentos de prevenção necessários e todos estão funcionando adequadamente, como o extintor de AP (água pressurizada) e de CO2, esse último é um extintor mais caro e um dos melhores para a parte elétrica, pois não corrói as placas como o pó químico. Aqui existem muitos equipamentos caros, então esse extintor é ideal para fazer o combate e não danificar os equipamentos” finalizou Paulo. 

Segundo o coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho do Metropolitano (SESMT), Igor Dourado, a Brigada de Incêndio é composta por um grupo organizado de colaboradores voluntários que são capacitados para atuar na prevenção, combate a princípio de incêndio, além de prestar os primeiros socorros a possíveis vítimas. Sendo assim, o brigadista deve ser treinado para identificar situações de emergência, acionar alarme e corpo de bombeiros, cortar energia quando necessário, realizar primeiros socorros, controlar pânico e guiar a saída das pessoas para abandono da área, além de combater os princípios de incêndio.

Igor ainda ressalta que a atualização dos treinamentos de brigadistas foi essencial para capacitar os novos colaboradores que assumiram suas funções recentemente, após início da gestão PB SAÚDE no Hospital Metropolitano. “Estamos oportunizando esse treinamento para que o maior número possível de colaboradores possa estar capacitado em caso de eventual necessidade. É por meio dessa, e de outras ações de prevenção em segurança do trabalho, que o SESMT busca proporcionar um ambiente cada vez mais seguro a todos do hospital”, afirmou o gestor. 

Permanecer na edificação durante seu turno de trabalho e possuir bom conhecimento das instalações, são alguns dos pré-requisitos para ser um brigadista, de acordo com Igor Dourado. O dimensionamento da equipe é regulamentado pela Norma Regulamentadora NR-23 e NBR 14.276 – Brigada de Incêndio e Emergência. “A composição da brigada é definida de acordo com as características da edificação e deve ser compatível para atuar em situações de prevenção e combate à incêndio.”, pontuou o coordenador.

Postagens Recomendadas